Habitação realiza curso para fiscalização de obras no interior
Engenheiros e Arquitetos participam de seminário realizado por técnicos da secretaria
A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), promoveu seminário de treinamento direcionado a profissionais filiados à Federação de Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Faeasp). O evento foi realizado, nos dias 20 e 21 de setembro, em Bauru, e contou com as presenças do diretor Técnico da CDHU, João Abukater, do presidente da Faeasp, Hélio Secco, além da equipe da Companhia.
O treinamento faz parte do convênio assinado em agosto último, entre a CDHU, o Crea-SP e a Faeasp para fiscalização e acompanhamento de obras no interior. Profissionais de engenharia e arquitetura associados à Faeasp e regularmente inscritos no Crea-SP darão apoio na fiscalização de empreendimentos, realizados em parceria com as prefeituras, no interior.
Além da fiscalização da execução das obras, os profissionais vão assessorar a Companhia no planejamento, na viabilização e no controle dos conjuntos e nos trabalhos de aprovação e regularização dos projetos. No seminário foram abordadas várias questões, entre elas a atual estrutura operacional, bem como o novo padrão de construção adotado pela Companhia, que contará com unidades de três dormitórios, aquecimento solar, hidrômetros individuais, lajes, azulejos e revestimento de piso, entre outras melhorias.
Após o evento, o diretor Técnico, João Abukater falou sobre a necessidade de se edificar moradias de interesse social com qualidade. "A engenharia pública e social é muito importante. Pretendemos com esse convênio melhorar a qualidade de nossos empreendimentos e oferecer apoio técnico operacional às prefeituras", afirmou. Segundo ele, inicialmente os profissionais da Faeasp prestarão serviços nas regiões de Presidente Prudente e Marília e, para aprimorar ainda mais a fiscalização das obras, a Companhia formalizará novas parcerias. "Além da Faeasp, nessas regiões, estamos firmando convênios com duas universidades, onde teremos à disposição laboratórios para garantir a qualidade dos materiais empregados nos conjuntos habitacionais" concluiu.
De acordo com Hélio Secco, presidente da Faeasp, a expectativa é que o convênio possa ser estendido para as demais regiões do Estado. "Esse encontro proporciona a troca de experiência e de metodologia, faz com que as obras tenham uma qualidade melhor e baixo custo. Com isso, vamos garantir melhor qualidade de vida à população mais carente", avaliou Secco.
Da Secretaria Estadual da Habitação
(S.M.)
09/24/2007
Artigos Relacionados
Habitação libera verbas para obras no interior do Estado
Ipem-SP realiza fiscalização de produtos cerâmicos em cidades do interior
Habitação: Inscrições abertas para sorteio de 167 moradias no Interior
Habitação: Secretaria libera recursos para municípios do Interior do Estado
Habitação: Governo do Estado abre inscrições para sorteio de moradias no Interior
Fiscalização e Controle vai debater a LDO no interior