Haddad sugere que Programa do Livro Didático seja definido por lei



Em debate na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o ministro da Educação (CE), Fernando Haddad, sugeriu que o Programa do Livro Didático seja institucionalizado por lei, a ser construída pelo Congresso. Ele falou em resposta à senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que fez questionamento sobre as normas para produção de livros didáticos do MEC.

VEJA MAIS

O ministro participou de audiência pública na comissão, onde falou sobre o conteúdo de livros didáticos aprovados pelo MEC. A discussão foi proposta pelos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Roberto Requião (PMDB-PR), com complementações de Cristovam Buarque (PDT-DF) e Marinor Brito (PSOL-PA).

Três aspectos mobilizaram o debate: a denúncia de politização do conteúdo dos livros; a distribuição de livro admitindo erro gramatical; e a distribuição de material sobre combate à homofobia.

Os senadores do PSDB Cyro Miranda (GO), Alvaro Dias (PR) e Marisa Serrano (MS) afirmaram que os livros didáticos aprovados pelo MEC fazem doutrinação política e contêm viés partidário e ideológico.

Durante a audiência, Haddad explicou que a escolha de livros didáticos obedece a regras definidas pelo ministério e sugeriu que essas regras, presentes no Programa do Livro Didático, sejam institucionalizadas por lei a ser elaborada pelo Congresso. Ele falou em resposta à senadora Marisa Serrano, que fez questionamento sobre as normas para produção de livros didáticos do MEC.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) também cobrou do ministro a divulgação das universidades e dos especialistas contratados para avaliar obras submetidas ao MEC para produção de livros didáticos.

Quanto ao livro livro Por uma vida melhor, utilizado em escolas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Haddad afirmou que a obra não ensina a falar ou a escrever errado, conforme dizem os seus críticos. o ministro disse que os exercícios contidos no livro pedem aos alunos que transformem frases escritas na linguagem popular para a norma culta.



31/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro sugere que Programa do Livro Didático seja definido por lei

Haddad propõe lei para regulamentar programa de livro didático

Haddad fala no Bom Dia Ministro sobre Pronatec, Enem e Livro Didático

FNDE prorroga prazo para inscrição no programa do livro didático

Edital do Programa Nacional do Livro Didático 2013 já está disponível

Inscrições para cadastro de obras do Programa do Livro Didático começam em agosto