Hartung diz que balanço da atuação do Senado no primeiro semestre é negativo



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) fez uma análise, em Plenário, nesta quinta-feira (dia 28), da atuação do Congresso no primeiro semestre. Ele mencionou alguns pontos positivos, mas salientou que o balanço, especialmente do Senado, é negativo. Para Hartung, que propôs a implementação de uma agenda mínima de votações e debates no segundo semestre, o Senado está desgastado, passando à sociedade uma imagem de improdutividade.

- Passamos tempo demais tentando resolver problemas internos - disse, citando o caso da violação do painel eletrônico e as acusações contra o presidente do Senado, Jader Barbalho. Hartung listou o que considerou aspectos positivos - e pontuais - na atuação da Casa no primeiro semestre. Entre eles, estaria a aprovação do Estatuto da Cidade, da reposição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a limitação ao uso de medidas provisórias.

O senador afirmou que o Poder Legislativo tem se mantido inerte em tratar dos problemas nacionais. Ele citou, entre os temas importantes, a adesão do Brasil à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que poderá influenciar a vida da população nos próximos 50 a 100 anos.

Hartung apontou ainda para a regulamentação do artigo 192 da Constituição federal, que trata da captação de crédito, fundamental para a renovação do parque industrial brasileiro. A crise urbana e a correção do imposto de renda, que acabou sendo adiada para o segundo semestre, também foram mencionadas pelo senador.

Ele ressaltou que o país atravessa um período de grave crise, de contornos políticos e econômicos. Dizendo torcer para que o governo brasileiro reaja, Hartung apontou para a crise cambial, que traz nervosismo ao mercado. O senador pelo PPS saudou a tentativa do Banco Central de frear a alta do dólar, mas cobrou do presidente Fernando Henrique Cardoso a realização da reforma tributária.

Em aparte, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) aplaudiu o discurso de Hartung, enumerando ainda outros temas a serem apreciados pelo Senado no próximo semestre, como a reforma tributária, previdenciária, legislativa e judiciária.

28/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ouvidoria do Senado divulga balanço do primeiro semestre

Rádio Senado faz balanço das atividades da Casa no primeiro semestre

Em seu primeiro discurso no Senado, Roriz faz balanço de sua atuação como governador do DF

Contas externas têm maior resultado negativo no primeiro semestre desde 1947, diz BC

Rollemberg faz balanço de sua atuação parlamentar no semestre

CAS apresenta balanço do primeiro semestre