Ouvidoria do Senado divulga balanço do primeiro semestre



VEJA MAIS

A Ouvidoria do Senado divulgou o relatório de suas atividades de janeiro a junho deste ano. No período, foram recebidas 1.448 mensagens, com destaque para fevereiro, que respondeu por 27% do total do semestre, em virtude da eleição da Mesa do Senado.

Quem procura o serviço está mais interessado em fazer solicitações (37,9%). As críticas correspondem a 31,8% dos atendimentos. Reclamações somam 18,7% e sugestões, 7,8%. Alguns (2,2%) também fazem elogios e apenas 1%, denúncias.

Em discurso nesta sexta-feira (12), a titular da Ouvidoria, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), disse que pretende desenvolver novas formas de atuação para continuar melhorando a comunicação com a sociedade e dar as respostas necessárias.

Atuação dos parlamentares

O balanço dos atendimentos mostra que a atuação parlamentar é o tema que mais se destaca (33,6%). As mensagens nesse segmento dizem respeito, por exemplo, a discursos, votações em Plenário e celeridade na apreciação de matérias.

O segundo tema em destaque é a gestão administrativa (17,3%), que inclui manifestações referentes a gestão do portal do Senado, recursos humanos, infraestrutura, solicitação de publicações, treinamentos oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro, entre outros.

Em terceiro lugar, fica o tema segurança pública (9,3%), que reúne as demandas relacionadas à reforma do Código Penal (PLS 236/2012), maioridade penal e porte e comercialização de armas. Já os assuntos referentes à atuação da própria Ouvidoria representam 4% das mensagens recebidas pelo órgão.

Perfil do cidadão

Desde o início do trabalho da Ouvidoria, em junho de 2011, os homens são os que mais participam. Nos primeiros seis meses deste ano, a participação masculina ficou em 67,7%, e a feminina, em 32,3%.

Já a distribuição por faixa etária é mais uniforme, na faixa de 30 a 59 anos, com menor participação de jovens de até 19 anos.

Os usuários, em sua maioria, têm ensino superior (44,6%). Os que completaram o ensino médio representam 29,6% e os que têm pós-graduação, 19,7%.

Em relação à participação por regiões, a Sudeste é a que mais envia demandas à ouvidoria, com 52,2% do total. O Nordeste ocupa o segundo lugar, com 18,4%, seguida pelo Sul (13,3%), Centro-Oeste (12,8%) e Norte (3,2%).



12/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diretoria-Geral divulga balanço sobre atividades no primeiro semestre de 2011

Hartung diz que balanço da atuação do Senado no primeiro semestre é negativo

Rádio Senado faz balanço das atividades da Casa no primeiro semestre

Ouvidoria faz balanço do primeiro mês de atividades

CAS apresenta balanço do primeiro semestre

Rollemberg faz balanço da CMA no primeiro semestre