Hartung quer ouvir ministro das Relações Exteriores sobre retaliações canadenses
O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) elogiou, em Plenário, a iniciativa de Paulo Hartung, acrescentando que, com a vinda do ministro Celso Lafer ao Senado, a questão poderá ser melhor esclarecida. Ele reconheceu que o ministro terá muito trabalho pela frente na tentativa de minimizar os efeitos das retaliações praticadas pelo Canadá no âmbito da Organização Mundial do Comércio, e pediu o engajamento de todos no esforço de resolver o problema, sejam senadores, deputados ou autoridades diplomáticas.
Patrocínio lembrou que Brasil possui o maior rebanho de gado comercial do mundo e lamentou que, quando faz todos os esforços para se ver livre de algumas zoonoses, "sofra essa retaliação do Canadá", seguido pelos Estados Unidos e o México. Os três países formam o mercado de livre comércio Nafta.
Em apartes, os senadores Roberto Saturnino (PSB-RJ), Mauro Miranda (PMDB-GO) e Ramez Tebet (PMDB-MS) concordaram ser de extrema relevância a iniciativa de Paulo Hartung de convocar o ministro das Relações Exteriores. Eles também elogiaram o pronunciamento de Patrocínio em apoio à iniciativa de Hartung.
05/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE deverá convidar ministro das Relações Exteriores para falar sobre a Rio+20
Ministro Luiz Alberto Figueiredo fala sobre política externa na Comissão de Relações Exteriores
Comissão de Relações Exteriores quer informações do Itamaraty sobre imunidade parlamentar
Brasil é um país sem inimigos, diz ministro das Relações Exteriores
Amorim recebe ministro das Relações Exteriores de Angola
Governador recebe ministro das Relações Exteriores da Alemanha