HC alerta para o consumo de álcool entre jovens no carnaval



O alerta é do médico Maurício de Souza Lima, especialista em adolescentes do HC

A proximidade do carnaval traz uma situação de risco que se repete ano a ano: o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, especialmente nos bailes e festas de rua. Alguns jovens, estimulados por colegas, têm nesse período o primeiro contato com o álcool.

Essa primeira experiência pode ser a porta de entrada para um hábito extremamente nocivo que causa dependência, com graves conseqüências para a saúde. O alerta é do médico Maurício de Souza Lima, especialista em adolescentes (herbiatra) do Hospital das Clínicas de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.Situação alarmante – O médico menciona levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, segundo o qual 48,3% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já beberam alguma vez. Desses, 14,8% bebem regularmente e 6,7% são dependentes do álcool.

“Essa situação alarmante é agravada pela facilidade de acesso às bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros. O uso freqüente do álcool na adolescência produz danos ao cérebro, prejudicando a memória e a aprendizagem, além de favorecer o desenvolvimento de problemas familiares, como a violência, e de uma vida sexual promíscua”, afirma o médico do HC. “Quanto mais cedo uma criança ou adolescente tiver contato com o álcool, mais chance terá de se tornar dependente”, conclui o especialista.

Do HC

(M.C.)



01/23/2008


Artigos Relacionados


HC alerta para o risco de consumo de álcool entre jovens no Carnaval

JOÃO ALBERTO ALERTA PARA CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS

AGU assegura distribuição de cartilha sobre consumo de álcool entre jovens

Fiscalização do consumo de álcool por menores será intensificada no Carnaval

João Alberto alerta para riscos do consumo excessivo de álcool

Jovens entre 18 e 24 anos são os que mais consomem álcool no País, diz Senad