Hélio Costa destaca efeito de fraudes e má gestão para contas da Previdência



A corrupção, as fraudes e a má gestão têm grande importância para as dificuldades orçamentárias da Previdência, afirmou nesta quinta-feira (20) o senador Hélio Costa, citando estudo da União dos Auditores Fiscais de São Paulo, durante audiência pública com o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini. De acordo com os dados citados pelo senador, -as fantásticas fraudes, a péssima gestão administrativa, e o desvio de recursos da seguridade social para outras finalidades- teriam significado R$ 51 bilhões a menos no caixa da Previdência Social.

- O déficit começa em 1994, a total incapacidade de administrar a Previdência começa em 1994 - afirmou Hélio Costa.

Berzoini concordou com o diagnóstico que aponta graves problemas de gestão na Previdência. Ele salientou, no entanto, que no caso do serviço público, as dificuldades de financiamento têm outra causa. O ministro voltou a defender a mudança do limite mínimo para aposentadoria dos servidores.

- Em relação aos servidores, a situação atual é orçamentária. Portanto, é desejável que refaçamos esta conta, adequando o sistema à maior longevidade da população - disse.

Hélio Costa também demonstrou preocupação com -uma corrida à aposentadoria-, especialmente por parte de professores das universidades públicas. Berzoini reconheceu que qualquer discussão sobre o tema aumentará os pedidos de aposentadoria. Mas, disse que não é necessária a pressa por parte dos servidores.

- Não interessa ao estado perder quadros e não há razão para pressa. Haverá tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Quem já constituiu os pré-requesitos também tem direito adquirido - esclareceu.



20/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa presta contas de sua gestão no Ministério das Comunicações

Hélio Costa diz que ou o país faz a reforma ou não terá previdência

Hélio Costa destaca facilidade de Roberto Marinho para aglutinar pessoas e estimular talentos

Hélio Costa destaca competência de Eliseu

Hélio Costa destaca participação de parlamentares na Assembléia da ONU

Hélio Costa destaca desempenho do PMDB nas últimas eleições