Hélio Costa proporá plebiscito sobre controle de armas



Toda a população brasileira poderá opinar se deseja ou não o controle da venda e da posse de armas de fogo, de acordo com proposta que será apresentada pelo senador Hélio Costa (PMDB-MG) à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O próprio senador adiantou a informação nesta quarta-feira (4), durante manifestação de parentes de vítimas de violência, em que cerca de 700 pares de sapatos de jovens mortos por armas de fogo foram colocados em frente ao Congresso Nacional.

Costa se disse favorável ao controle de armas, mas lembrou que a questão é muito polêmica e por isso proporá o plebiscito. O senador elaborou um substitutivo a três projetos sobre o assunto que tramitam atualmente no Senado. Para ele, a sociedade precisa de uma resposta firme do Congresso.

Um dos autores de projeto que trata do controle de armas, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também esteve presente à manifestação pelo desarmamento. O senador se disse otimista quanto ao avanço da matéria no Senado. Para Calheiros, manifestações como essas chamam atenção para o problema. O senador lembrou que 95% dos crimes envolvendo armas de fogo são praticados por pessoas que se conhecem e, em um momento de raiva, lançam mão da armas.

Com slogans como -Desarmar é o primeiro passo-, duas organizações não-governamentais organizaram a manifestação realizada em frente ao Congresso. A presidente do Comitê Nacional de Vítimas da Violência (Convive), Valéria Velasco, citou dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal dando conta de que, na década de 70, um terço dos crimes em Brasília era cometido com uso de armas de fogo. Hoje esse número cresceu 73% e chega a dois terços do total de crimes.

Gustavo Bambini, representante do Instituto Sou da Paz, a outra ONG organizadora do protesto, afirmou que o objetivo da manifestação é o de chamar atenção do poder público para o tema, agora que o projeto sobre controle de armas voltou à pauta do Senado. O instituto pretende organizar em frente ao Congresso uma manifestação em que haja sapatos de vítimas de violência em todo o Brasil. Nesta manifestação, a maioria das vítimas era de São Paulo e Brasília.



04/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa quer plebiscito sobre porte de arma junto com eleições de 2004

Relatório a ser apresentado em 5 de junho proporá plebiscito sobre bingos

Sarney propõe plebiscito sobre venda de armas

César Borges quer plebiscito sobre porte de armas

Projeto de plebiscito sobre comércio de armas é apresentado no Plenário

Eduardo Suplicy apoia plebiscito sobre proibição do comércio de armas