Heloísa Helena exige respeito para funcionários da Embrapa



Em nome de todos os parlamentares do Bloco de Oposição, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) homenageou os 29 anos da Embrapa exigindo respeito para os seus 2.045 pesquisadores, 6.485 técnicos e demais servidores, por meio de condições dignas de trabalho e de salários. Ela lembrou que a empresa é responsável pela revolução tecnológica da agricultura e da pecuária que está acontecendo no país, e que as celebradas safras recordes são resultantes das sementes melhoradas pela pesquisa da Embrapa.

Heloísa protestou contra o corte de 45% no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e citou artigo escrito pela presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em que ele diz ser preciso "olhar para essa área com uma visão ampla e na perspectiva de longo prazo, tendo clareza de que a ciência cresce onde existe ambiente apropriado, resultante da reunião de experientes pesquisadores e jovens criativos com financiamento suficiente para mantê-los trabalhando. Nunca é demais alertar que em ciência é difícil construir e manter escolas, mas é muito fácil destruí-las quando não lhes são dadas condições mínimas de sobrevivência e reposição".

A senadora assinalou que muito do que é desenvolvido pela Embrapa não chega aos pequenos e médios produtores devido à falta de estrutura das agências de assistência técnica estaduais. Segundo ela, os "representantes do atraso" têm sido incapazes de corrigir as "distorções ilegais e imorais" do saldo devedor dos produtores rurais e não conseguem promover a renegociação das suas dívidas.



19/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA EXIGE PROVIDÊNCIAS CONTRA ATENTADOS A MILITANTES PETISTAS

Heloísa: para se "dar ao respeito", Senado deve instalar a CPI dos Bingos

PARA HELOÍSA HELENA, CPI DOS BANCOS É A MAIS IMPORTANTE

Heloísa Helena apresentará requerimentos para ouvir presidentes do BC e do BB

Heloísa Helena critica indicação de Luiz Otávio para o TCU

Heloísa Helena recomenda serenidade "para seguir em frente"