Heloísa: para se "dar ao respeito", Senado deve instalar a CPI dos Bingos



A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) fez nesta segunda-feira (1º) um chamamento ao Senado para que crie e instale a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar atuação dos bingos. Esta seria, na opinião de Heloísa, a única forma de o Senado garantir a investigação dos "fortes indícios e provas" de corrupção, tráfico de influência e exploração de prestígio envolvendo membros do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

- Espero que esta Casa se dê ao respeito e não compactue com o Palácio do Planalto. Estamos falando de narcopolítica, já que casas de jogos são usadas para lavar dinheiro do tráfico de drogas - disse a senadora.

Heloísa lamentou que o governo esteja preparando o sacrifício de parlamentares que já assinaram o requerimento de criação da CPI, a ser apresentado à Mesa nos próximos dias pelo senador Magno Malta (PL-ES). Alguns senadores, cujos nomes ela preferiu não citar, estariam sendo orientados a retirar suas assinaturas do requerimento. Para a parlamentar, os que cederem à pressão do governo estarão agindo "como moleques".

Em entrevista coletiva concedida após o discurso, a senadora apresentou sua interpretação sobre a estratégia do governo. A retirada das assinaturas seria menos desgastante do que "engavetar" o requerimento, alegando que o documento não apresenta um "fato determinado" para investigação. Caso optasse por essa saída, a oposição apresentaria recurso ao Plenário, o que levaria a debates no próprio Plenário e também na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), instância a ser ouvida nesses casos.

- Se não houvesse fato determinado, se não há problemas com os bingos, então por que o governo editou uma medida provisória proibindo os bingos? - questionou a senadora.

Ela lembrou que para tentar barrar a CPI dos Bingos, livrando das investigações o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, a bancada do PT "ameaçou" com a criação de uma CPI para investigar o financiamento de campanhas eleitorais de um modo geral. Os senadores do PT, no entanto, teriam desistido dessa ameaça porque uma CPI ampla "tocaria no presidente da Casa".

Para Heloísa, a ligação forte e prolongada entre José Dirceu e Waldomiro Diniz, o ex-assessor parlamentar da Casa Civil flagrado pedindo a um bicheiro ajuda para campanhas do PT, não deixa dúvidas de que o ministro sempre soube da atuação de Diniz. Por meio de aparte, a senadora recebeu apoio do senador Mão Santa (PMDB-PI), que a chamou de "nossa Fênix - a que ressurgiu e vai voar mais alto".



01/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena: Senado tem obrigação de instalar CPI para caso Waldomiro Diniz

Senado deve instalar ponto eletrônico em fevereiro

Senado deve instalar este ano o Conselho de Estudos Políticos

Para Fogaça, o respeito ao presidente do Senado é o respeito à ordem democrática

Heloísa pede alternativas para trabalhadores de bingos

Heloísa Helena exige respeito para funcionários da Embrapa