Heloísa Helena reivindica mais empenho pela reforma agrária
A senadora Heloísa Helena (PT-AL) fez nesta sexta-feira (11) uma homenagem a todos os 14 movimentos que lutam pela reforma agrária no Brasil, de forma pacífica e organizada. Para ela, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) está certo quando diz que a Justiça não pode ser instrumento a ser usado contra movimentos sociais que lutam pela inclusão social.
Ela reconheceu haver problemas no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), mas argumentou que problemas existem em todos os setores, nas mais diferentes organizações do Brasil. -Aqui no Senado, todos sabemos haver muita coisa errada-, disse.
Heloísa Helena criticou o governo por, ao seguir a mesma política econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso, destinar muito dinheiro para pagamento de juros e manutenção de superávit fiscal. Segundo ela, assim não sobram recursos para os programas sociais, em especial para a reforma agrária.
A senadora reconheceu ser inviável a meta do MST de assentar um milhão de famílias. Mas o PT havia se comprometido com assentamento de 150 mil famílias nesse primeiro ano, meta que foi diminuída para 70 mil. No entanto, o dinheiro que o governo tem em caixa destinado à reforma agrária, mal dá para 10 mil famílias, afirmou.
Ela destacou que o mapa da reforma agrária no Brasil vem seguindo a trilha das invasões de terra. Onde não houve ocupação, observou, também não aconteceu assentamento de famílias. Esse fato se deveu à falta de vontade política dos governos anteriores. -Tomara que seja diferente no governo Lula-, concluiu Heloísa Helena.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que, durante seu mandato de governador, fez reforma agrária que chegou a influenciar, beneficamente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas sobre o Brasil.
11/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA PEDE AGILIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA
HELOÍSA HELENA COBRA DO GOVERNO PLANEJAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA
Heloísa denuncia pistoleiros que atingiram criança em marcha pela reforma agrária
HELOÍSA HELENA CRITICA POLÍTICAS AGRÁRIA E FUNDIÁRIA
HELOÍSA: "PARA ACABAR COM MST, BASTA FAZER A REFORMA AGRÁRIA"
Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI