Heráclito diz que duvidar de obras anunciadas pelo governador não significa ser contra o PI



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) rebateu, nesta quinta-feira (17), acusações de que, ao criticar e discordar de anúncios de obras feitas pelo governador do Piauí, Wellington Dias, estaria atuando contra o estado. Heráclito disse que é amigo do Piauí, e não inimigo do estado e puxa-saco do governador. O senador referia-se ao anúncio, feito pelo governador juntamente com o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, de retomada das obras do porto de Luiz Corrêa, cuja inauguração já ocorreria em 2009.

- Querer enganar o Piauí com a promessa do porto pronto em 2009 é um ato criminoso praticado pelo ministro e pelo governador. É mais uma trapaça pré-eleitoreira do que uma realidade que fosse atender às demandas do Piauí - afirmou.

Heráclito relatou que deputados estaduais quem apóiam o governador, conhecidos como "parlamentares barriga-de-aluguel", acusaram-no de estar contra o estado e de ser inimigo do governador. O senador disse que, no Piauí, criou-se uma prática de fazer tudo escondido e que quando algo é descoberto, vira um escândalo, como aconteceu com o programa Luz para Todos, envolvendo uma construtora baiana.

- Quando pensávamos que estava tudo resolvido, fizeram uma nova licitação, impedindo a participação das empresas piauienses, e ganhou uma empresa de Pernambuco especializada em cosméticos. Levei a denúncia ao então ministro das Minas e Energia, que tomou providências imediatas e anulou a licitação - recordou.

O senador ainda citou declaração do governador de que a obra do porto de Luiz Corrêa seria entregue ao Batalhão de Engenharia do Exército. Heráclito assinalou que esses batalhões são competentes, mas são mais lentos que a iniciativa privada e que não dispõem de tecnologia para obras submersas.

- Os recursos já estão liberados e, em abril, a obra será retomada. Às vezes eu fico pensando: será que nós enlouquecemos? Mas que obra? Porque aí vem o fato inicial, que é o projeto. O ministro e o governador anunciaram que o projeto será reformulado. Ora, se o projeto está sendo reformulado, quem está fazendo, onde está fazendo, por quanto está fazendo e a que se destina? - questionou.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) saiu em defesa de Heráclito. Em aparte, considerou o senador "um extraordinário municipalista" , argumentando que a construção de um porto exige pessoal especializado.

- Nesse negócio, os petistas aloprados são fracos. Eles anunciaram cinco novas hidrelétricas e não concluem a que tem lá. São umas galinhas cacarejadoras - afirmou Mão Santa.

Heráclito cobrou ainda do governador mais transparência em relação ao fato. Ele afirmou que "abaixa a cabeça" se a obra realmente sair e o porto for inaugurado em 2009. Mas que não poderia concordar "com essa farra do boi que estão querendo fazer no Piauí".

17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito denuncia o fracasso do biodiesel no PI e apropriação indevida de obras pelo PT

Heráclito registra multa do TCU contra o governador do Piauí

Heráclito critica governador do Piauí por declarações contra Congresso

Heráclito lamenta que "governador-sindicalista" chame o Exército contra uma greve

Heráclito pede recursos para a conservação de obras de arte adquiridas pelo país no século passado

Obras complementares são anunciadas para VLT na Baixada Santista