Heráclito diz que prefeitos são vítimas das mentiras do governo há quase sete anos



"Aqui no Brasil, os prefeitos são vítimas há quase sete anos de uma mentira constante por parte deste governo, que lhes promete pacto, acordo, repactuação de dívida e, acima de tudo, dias melhores". A observação foi feita pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI) depois de registrar que 1º de abril é considerado o Dia da Mentira. Ele completou que enquanto a União socorre banqueiros e empreiteiras, asfixia os municípios brasileiros.

Heráclito Fortes lembrou recente medida adotada pelo governo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis, que benefício as montadoras multinacionais sem sequer exigir que elas garantissem que não demitiriam seus empregados. Por outro lado, comparou o senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não anunciou plano algum para socorrer ou ajudar os municípios, que perderam arrecadação não apenas em virtude da crise, mas também de medidas como a própria redução do IPI.

- Agora mesmo, nesse plano de distribuição de um milhão de casas, que é uma quimera, o governo fez o que? Tirou a possibilidade dos pequenos municípios brasileiros de participar do projeto, fixando o limite de 100 mil habitantes. Nesse quadro, vamos ter no Brasil inteiro apenas 226 municípios e olhe lá, se eles não estiverem inadimplentes, produto da atual crise - afirmou Heráclito Fortes.

Na avaliação do senador pelo Piauí, o programa Minha Casa, Minha Vida poderá se transformar em um grande pesadelo. Ele considerou perversa a decisão de somente construir moradias nas grandes cidades por entender que o reflexo disso será inchar mais ainda as periferias das capitais com pessoas que deixarão suas localidades para procurar um teto para morar.

Ao final do seu pronunciamento, Heráclito levou ao Plenário informação publicada pelo colunista Cláudio Humberto sobre a decisão do presidente Lula, que está em Londres participando da reunião do G-20, de se hospedar no sofisticado Hotel Dorchester, em vez de ficar na embaixada brasileira.

- Lula está ocupando a suíte mais cara, a famosa suíte da banheira branca, dando exemplo de desperdício. Enquanto isso o presidente americano hospeda-se na embaixada do seu país não só para mostrar solidariedade a seu povo e a sua gente, mas também para dar uma demonstração da austeridade necessária em um momento como esse - comparou Heráclito Fortes.



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito diz que governo descumpre promessa feita a prefeitos

Seminário: 29 anos da lei da anistia - Verdades e mentiras

Governo federal expulsa quase 3 mil servidores por corrupção em oito anos, diz CGU

Unificação do ICMS: governo quer compensar estados com quase R$ 300 bi em 20 anos

Mão Santa lê carta que enumera 'mentiras' do governo do Piauí

Cultura: Biblioteca Mário Covas já tem quase sete mil títulos