Heráclito diz que governo descumpre promessa feita a prefeitos



Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (4), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) acusou o governo de, mais uma vez, na sua avaliação, descumprir uma promessa feita. O senador referia-se à garantia dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos prefeitos reunidos em Brasília no mês passado, durante a 10ª Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, de aumento de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- A realidade é que o governo não só não cumpre, mas também frustra os prefeitos quando, depois de barrar o aumento prometido, reduz, e muito, as promessas feitas com relação a financiamento para obras de saneamento básico - criticou o parlamentar.

Heráclito Fortes protestou ainda em seu discurso contra possíveis demissões a serem realizadas pelo Banco do Brasil, com a finalidade de atender, segundo ele, aos interesses de bancos internacionais. A informação foi veiculada no blog do jornalista Cláudio Humberto.

- O governo é fértil em dar à oposição munições para mostrar seus erros. Abro a coluna do jornalista Cláudio Humberto, na qual se anunciam cortes e demissões no Banco do Brasil, com o objetivo de dar satisfação a bancos internacionais, visando o lucro e somente o lucro - reclamou o senador.

Heráclito foi aparteado pelo colega de partido Edison Lobão (MA), que manifestou estranheza diante das informações. O senador pelo Maranhão afirmou conhecer o atual presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, funcionário de carreira da instituição, que iniciou como estagiário e galgou diversas posições até chegar à Presidência. Para Lobão, Lima Neto seria competente e portador de "espírito público notável" e, portanto, avalia, capaz de corrigir eventuais deslizes ocorridos.

Coca-Cola

Outro tema abordado por Heráclito foi o anúncio feito pelo governador Wellington Dias, do Piauí, sobre a abertura, pela multinacional Coca-Cola, de uma fábrica para produzir suco no estado. O senador acredita que Wellington Dias tenha se precipitado ao anunciar a medida, logo após viagem feita a Nova Iorque.

Segundo Heráclito, anúncios dessa ordem, feitos em outra ocasião pela Companhia Vale do Rio Doce e não levados a cabo, teriam sido responsáveis pelo retorno de diversos retirantes nordestinos ao Piauí - "povo sofrido", que, segundo ele, não merece mais uma promessa não cumprida.



04/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica Lula por não cumprir promessa feita a prefeitos

Aécio Neves diz que Dilma descumpre promessa de zerar impostos do setor de saneamento

Heráclito diz que prefeitos são vítimas das mentiras do governo há quase sete anos

Ziraldo cumpre promessa feita a Suplicy e elabora história sobre a renda básica de cidadania

César Borges se diz indignado com promessa de Lula a prefeitos

Heráclito critica promessa de ministro para porto no Piauí