Heráclito garante que CPI das ONGs não vai prejudicar entidades idôneas
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) garantiu em Plenário, nesta segunda-feira (27), que o trabalho de investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a liberação pelo governo federal de recursos públicos para organizações não-governamentais (ONGs)não deverá prejudicar as entidades idôneas que prestam relevantes serviços sociais para o país.
- Já disse aqui e reitero que não é objetivo dessa investigação prejudicar as ONGs sadias, as que tem serviços prestados; mas também não é objetivo nosso permitir que ONGs que vivem sugando o dinheiro público continuem a fazê-lo com a omissão de um Legislativo que tem, dentre suas funções, aquela de fiscalizar - disse.
Ao mencionar reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, sobre a prisão de "ongueiros" acusados de desviar recursos públicos para o combate de doenças, Heráclito considerou o trabalho de investigação a ser desenvolvido pela CPI das ONGs como fundamental para separar as boas entidades das ruins.
- Não é justo que pessoas se utilizem de mecanismos ágeis para, em nome de uma entidade que supostamente serviria para combater doenças como câncer, com suas arapucas, malversar o recurso público - afirmou.
Em apartes, os senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB) e Flávio Arns (PT-PR) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Heráclito. Flávio Arns destacou a importância de distinguir as entidades do terceiro setor que prestam serviço relevante, substituindo o poder público na construção da cidadania, daquelas que precisam ser fiscalizadas e punidas.
27/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes: investigações da CPI das ONGs indicam desvio de recursos públicos e entidades de fachada
Heráclito acusa governo federal de agir para prejudicar empréstimo ao RS
CPI das ONGs ouve representantes de entidades nesta terça-feira
CPI das ONGs ouve representantes de quatro entidades na quarta-feira
Projeto define juridicamente ONGs e cria registro destas entidades
Heráclito: CPI das ONGs não consegue funcionar