Projeto define juridicamente ONGs e cria registro destas entidades
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) já encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) parecer sobre o projeto do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) que trata da personalidade jurídica das organizações não-governamentais estrangeiras e do reconhecimento jurídico destas entidades, cria um registro próprio e estabelece o monitoramento de suas atividades. Após apreciado na CCJ, a matéria será encaminhada à Comissão de Relações Exteriores (CRE) para decisão terminativa.
Algumas alterações no texto original foram feitas pelo relator visando oferecer ao projeto maior clareza e uma melhor técnica legislativa. Entre as propostas de Sebastião Rocha estão a criação de um registro das ONGs estrangeiras que atuam no Brasil. Segundo José Eduardo Dutra, esta era uma antiga reivindicação de diversos setores da sociedade. O projeto também estabelece mecanismos de controle das atividades das organizações, como o acompanhamento da origem dos recursos e dos trabalhos e outros critérios.
O projeto de lei determina ainda que a entidade deverá ter um representante legal, apto a praticar todos os atos da vida civil necessários à sua existência, inclusive no que diz respeito aos atos judiciais. Estabelece, também, "os princípios da soberania nacional, da ordem pública e dos bons costumes como fundamentais para o funcionamento das organizações estrangeiras no Brasil", afirma o relator.
21/08/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que define regras para análise de recursos de entidades beneficentes
Aprovado projeto que cria o fundo de incentivo às entidades assistenciais
Pronto para ordem do dia projeto que cria cadastro de ONGs
Projeto que cria registro de circos segue para a Câmara dos Deputados
Projeto de Mozarildo que cria novas condições para funcionamento de ONGs será votado na CCJ
Renan recebe representantes de entidades de classe que esperam sanção do projeto que cria a Super Receita