Heráclito lamenta a morte de Pedro Balzi, o padre que ajudou transformar a vida dos moradores de uma invasão
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) lamentou a morte, na segunda-feira (5), do padre Pedro Balzi, fundador da Vila da Paz, comunidade localizada em Teresina (PI), e responsável por uma entidade que recuperou "centenas e centenas" de jovens drogados. Heráclito informou que o padre italiano chegou a Teresina há 22 anos, à mesma época em que ele foi prefeito da capital piauiense. O padre tinha 82 anos e sofria de câncer.
Heráclito lembrou que, antes de chegar a Teresina, padre Pedro Balzi trabalhara com comunidades carentes e com hansenianos na Bolívia. Em Teresina, foi trabalhar em uma invasão "cheia de problemas" e que afetava inclusive a segurança da capital. O padre lutou para que a área recebesse melhorias e conseguiu inclusive que cidadãos italianos fizessem doações constantes para ajudar a hoje Vila da Paz, que tem inclusive escolas que oferecem vários cursos de nível médio.
O padre fundou ainda a Fazenda da Paz, já em território do Maranhão, dedicada à recuperação de jovens. Informou que, "emocionados, moradores da Vila participaram do velório".
- Padre Pedro tinha uma vida franciscana, jurou pobreza, embora fosse de uma família bem situada da Itália. Morava ao lado da paróquia, em uma casa de taipa. Nunca gostou de publicidade e era totalmente voltado para o trabalho sacerdotal - disse.
Heráclito acrescentou que o padre se tornou amigo e conselheiro de sua família. Em requerimento, ele pediu que o Senado enviasse condolências ao arcebispo e ao vigário-geral da Igreja Católica em Teresina e aos moradores da Vila da Paz.
06/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito homenageia padre Pedro Balzi, que desenvolveu trabalho social em Teresina
JÚLIO CAMPOS LAMENTA A MORTE DO PADRE PEDRO COMETTI, OCORRIDA EM CUIABÁ
Senador lamenta morte de Emival Caiado, que ajudou JK a aprovar a fundação de Brasília
Garibaldi Alves lamenta morte de padre e de humorista potiguares
Heráclito lamenta morte de prefeita
Heráclito lamenta morte de dona Kyola