Heráclito parabeniza brasileiro indicado pela ONU para atuar no Iraque
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) parabenizou o brasileiro Sérgio Vieira de Mello por ter sido indicado para representar a Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque, por determinação do próprio secretário-geral da instituição, Kofi Annan. Ele também registrou a aprovação, pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), de carta aberta de congratulações pela indicação.
- Sérgio Vieira de Mello ocupará o mais alto cargo reservado à ONU no processo de reconstrução do Iraque. Tarefa espinhosa, sem dúvida, mas para a qual ele parece talhado, já que, na sua longa carreira como funcionário de organismos internacionais, coleciona missões sempre difíceis - disse o senador.
Heráclito Fortes lembrou que já em 1969, formado em Letras pela Universidade de Paris, Mello, hoje com 55 anos, ingressava no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
O senador relembrou a experiência do brasileiro na ONU em operações de paz e humanitárias em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru e Líbano. Mello também atuou como enviado especial das Nações Unidas no Camboja e participou das negociações sobre o conflito em Ruanda, sobre o a questão dos refugiados albaneses e sobre os destinos da ex-Iugoslávia.
Em 1999, após uma passagem pela sede da ONU em Nova York, quando ocupou o cargo de secretário-geral adjunto para assuntos humanitários, Mello foi representante especial de Kofi Annan no Kosovo. Em seguida, coordenou o período de reconstrução do Timor-Leste.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), informou que a carta aberta de congratulações a Mello inclui um convite para que ele venha ao Senado detalhar a missão que desempenhará no Iraque. O senador registrou que a carta foi proposta por ele e pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).
29/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Abexa começa a atuar para promover exportações do artesanato brasileiro
Indicado para presidir CRE, Heráclito quer Senado engajado contra "desvios" na rota democrática
Telebras e Embraer criam empresa para atuar no satélite brasileiro e expandir internet
CRE realiza audiência sobre engenheiro brasileiro desaparecido no Iraque
Cristovam pede que governo 'não puxe o tapete' de brasileiro indicado para comandar a FAO
Heráclito parabeniza secretário-geral da Mesa