Indicado para presidir CRE, Heráclito quer Senado engajado contra "desvios" na rota democrática



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI), indicado por seu partido para presidir no próximo biênio (2007-2008) a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), afirmou nesta sexta-feira (2) que o Senado precisa estar atento para quaisquer "desvios" que possam tirar o país da "rota democrática". Segundo ele, neste momento há sinais preocupantes de mudanças "políticas e ideológicas" no continente sul-americano que precisam ser afastadas do nosso país.

- Essa preocupação não é só minha, é de todo mundo, porque nós temos uma redemocratização consolidada no continente, ao longo dos últimos anos, com muito custo. Não podemos admitir, como cidadãos, a possibilidade de qualquer retrocesso - afirmou.

Nesta semana, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teve seus poderes para governar ampliados. Lei aprovada pela Assembléia Nacional daquele país confere a Chávez a prerrogativa de revisar amplamente a legislação nacional. O presidente já anunciou que usará a autorização para promover a nacionalização de diversos setores, entre os quais o setor elétrico e campos de exploração de petróleo.

- É um bom sinal o próprio presidente Lula ter dito que não fará desenvolvimento no país comprometendo a democracia - observou Heráclito.

Mesmo assim, o senador afirma que os brasileiros, "de qualquer partido e de qualquer tendência", precisam adotar o cuidado de " irrigar com carinho a planta sensível que se chama democracia". Se confirmado como presidente da CRE, ele disse que pretende engajar a comissão nesse debate, ao colocar em avaliação a política externa brasileira, especialmente as relações com os vizinhos sul-americanos.

Heráclito integra a CRE desde que assumiu o mandato de senador há quatro anos.Ele disse ter sido"honrado" por seu partido pela indicação à presidência da comissão. Na segunda-feira (5), os nomes designados pelos partidos para comandar as comissões técnicas da casa ainda precisam ser confirmados em reunião de líderes. A eleição está prevista para a terça-feira (6). Heráclito disse esperar que o acordo para a distribuição dos cargos das comissões seja cumprido.

Depois da confirmação de seu nome, o senador disse que o primeiro passo será conhecer o cronograma de votações da CRE, principalmente no que diz respeito às aprovações de nomes para ocupar embaixadas e de acordos bilaterais. Ele aproveitou para destacar o trabalho "extraordinário" do ex-senador Roberto Saturnino à frente da CRE no último biênio. Saturnino integrou a bancada do Rio de Janeiro na última legislatura, pelo PT, mas não se candidatou à reeleição.



02/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito quer apurar novas denúncias de desvios na Previ

CAE sabatina indicado para presidir Autoridade Pública Olímpica

CAE sabatina indicado para presidir Autoridade Pública Olímpica

Acir Gurgacz deverá ser indicado para presidir Comissão de Agricultura

CAE sabatina Marcelo Trindade, indicado para presidir a Comissão de Valores Mobiliários

Márcio Fortes, ex-ministro das Cidades, é indicado para presidir Autoridade Olímpica