Heráclito protesta contra dedução nas cotas do Fundef no PI
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) protestou nesta quinta-feira (9) contra determinação do Ministério da Fazenda que deduz R$ 11 milhões das cotas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destinadas aos municípios piauienses.
- Seria melhor, talvez, que o governo decretasse logo a sua falência, pois este valor representa mais de 80% do que eles recebem por mês - afirmou.
Segundo Heráclito, a alegação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é que os valores foram repassados a mais aos estados do Maranhão, Bahia, Pará e Piauí no ano passado, totalizando mais de R$ 100 milhões.
- Mas, ainda que seja verdade, será que esta é a única solução possível? Não seria melhor, em primeiro lugar, fazer um ajuste de contas para termos certeza desses números e, somente então, buscarmos a melhor maneira de compensar, sem inviabilizar a economia dos municípios desses estados? - questionou.
Para o senador, o governo federal está dando tratamento de inimigo ao único estado nordestino que elegeu um governador do PT nas últimas eleições. -Só temos recebido notícias ruins-, assinalou. Ele ainda apelou ao ministro Palocci para que suspenda o desconto até que seja realizada uma análise mais apurada da situação e se encontre uma solução menos prejudicial ao Piauí.
09/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges protesta contra redução de valores do Fundef
Heráclito protesta contra paralisações em aeroportos
Heráclito protesta contra declarações do 'marqueteiro' do PT
Heráclito protesta contra afastamento de Jarbas e Simon da CCJ
Heráclito protesta contra suposto privilégio a parlamentares
Heráclito protesta contra falta de ajuda federal aos desabrigados