Heráclito protesta contra discurso em que Saturnino compara Lula a JK
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) protestou em Plenário nesta terça-feira (22) contra o que considerou "jogar na vala comum esse grande brasileiro e democrata" Juscelino Kubitschek. Referia-se ao discurso do senador Roberto Saturnino (PT-RJ) no qual este afirmou que tanto o governo Getúlio Vargas, quanto o de Juscelino Kubitscheck, em suas épocas, foram acusados de serem os mais corruptos da história nacional e hoje esses governantes são reconhecidos como grandes estadistas.
Heráclito considerou uma injustiça fazer comparações entre o governo JK, período de grandes obras e realizações, e o atual que, em sua avaliação, não tem obras a comemorar.
-Não sei em que o Juscelino se parece com Lula. Era um democrata, conversava com parlamentares, recebia da manhã à noite. Não vejo nada de pior gosto - reclamou o parlamentar.
Heráclito disse ainda que Lula tem "vocação íntima de ditador" e o acusou de cercear a imprensa e controlar as produções teatrais.
O senador Paulo Octávio (PFL-DF), em cujo discurso pouco antes registrara os 30 anos da morte de Juscelino Kubitschek, aparteou Heráclito e fez protesto veemente contra o discurso do senador Saturnino. Afirmou que este teria "denegrido" a imagem do ex-presidente e pediu que Saturnino não defendesse o governo utilizando-se do "presidente do século".
Em resposta, Saturnino defendeu-se dizendo que Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek eram reconhecidos como "grandes homens" e que a opinião pública teria compreendido o sentido de suas palavras.22/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino compara "campanha contra Lula" ao "mar de lama" que derrubou Getúlio
SATURNINO PROTESTA CONTRA AGRESSÃO EM PROGRAMA DE TV
Saturnino protesta contra escolha de Eleazar para presidência do BNDES
Saturnino protesta contra veto de FHC a inclusão de Sociologia e Filosofia no ensino médio
Heráclito protesta contra paralisações em aeroportos
Heráclito protesta contra declarações do 'marqueteiro' do PT