Heráclito protesta contra pedido de tropas federais para o Piauí
Heráclito Fortes (DEM-PI) considerou "absurda e desnecessária" a decisão do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), de requisitar tropas federais para resolver conflito entre as polícias militar e civil, em decorrência de greve de policiais civis. O senador lembrou que a última vez em que o Piauí solicitou tropas federais foi no início da década de 60, durante uma crise interna envolvendo a PM, que ficou amotinada nas imediações de seu antigo quartel. A diferença, disse, é que a convocação feita pelo então governador Petrônio Portela era "um ato de autoridade do governante, o que não ocorre agora".
O anúncio de Wellington Dias de convocação dessas tropas, na avaliação do senador, "parece mais uma bravata" do governador "para chantagear as partes envolvidas no conflito". Mas, acrescentou, a requisição está publicada no Diário Oficial, e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) encontra-se pronto para fazer o deslocamento.
- Parece um pouco aquela brincadeira de menino que, quando não resolve com seu colega uma parte do litígio, chama a sua turma. Uma coisa inadequada, incompatível com um governador de estado que até então vendeu, no Piauí, a imagem do equilíbrio - observou.
O senador afirmou que a greve da polícia civil coincidiu com um momento ruim para o estado - "quebrado e na bancarrota". O governador, segundo Heráclito, fez ao povo do Piauí "promessas que não pode cumprir".
Heráclito disse que o governador iniciou sua carreira no movimento sindical e deveria ter esgotado pela via da negociação todas as tentativas de resolver o conflito. A ameaça de deslocamento de tropas federais para o estado, segundo ele, "mancha a história pacífica dos piauienses".
25/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito protesta contra diminuição de recursos federais para o Piauí
Heráclito protesta contra comportamento do secretário de Saúde do Piauí
Heráclito Fortes reclama mais investimentos federais para o Piauí
Heráclito protesta por falta de ajuda aos desabrigados das enchentes no Piauí
Heráclito lamenta que pedido de inelegibilidade de deputado no Piauí tenha chegado tarde
Mão Santa protesta contra processo aberto contra ele no Piauí