Heráclito quer investimentos privados nos jogos de 2016
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (2), que compartilha com os brasileiros, em especial com a população do Rio de Janeiro, a esperança de que as Olimpíadas de 2016 sejam realizadas nessa cidade. Ao comentar as manifestações da delegação brasileira que acompanha em Copenhague a escolha da sede dos jogos, o senador elogiou declaração do governador do Rio, Sérgio Cabral, de que os investimentos em infraestrutura para os jogos não dependerão de recursos oficiais.
- Cada um dos que tiveram uso da palavra apresentou sua mensagem e vendeu seu peixe. Quem mais me empolgou e impressionou foi o governador Sérgio Cabral, quando disse que a infraestrutura que seria montada não dependerá de recursos oficiais e que tudo será feito numa combinação com a iniciativa privada - afirmou.
Heráclito acentuou diferenças de "tom" entre o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador. Como disse, o presidente anunciou que estava colocando à disposição do projeto Rio 2016 tanto investimentos como linhas de crédito. Para Heráclito, a melhor solução é a de Sérgio Cabral, envolvendo o setor privado no "sonho" dos brasileiros e da população fluminense de trazer os jogos para o Rio.
- Eu prefiro acreditar na tese e na defesa que fez Sergio Cabral, até porque a Olimpíada é um sonho nosso, mas é um sonho passageiro. O que nós precisamos, na realidade, é de saneamento básico, de saúde e de educação. Seria desapontador se víssemos recursos destinados a essas áreas sendo desviados para o evento, por mais importante que seja - disse.
Heráclito apontou ainda uma "inversão" de valores no processo da disputa em torno da cidade-sede. Para o senador, os presidentes deveriam ficar apenas na "retaguarda" de apoio. Segundo ele, chega a causar "estranheza" o fato de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dirigir-se a Copenhague, em campanha por Chicago. Como observou, isso acontece no momento em que os Estados Unidos enfrentam séria crise econômica e diversas frentes de conflitos externos.
- Eu faço essa crítica para que todos nos ouçam e reflitam. O presidente dos Estados Unidos estar ali é um fato inédito. Ele não poderia dar ao mundo essa imagem de que tem tempo sobrando - afirmou.
Obras inconclusas
Na segunda parte do pronunciamento, o senador divulgou artigo publicado na imprensa do Piauí, assinado pelo jornalista Zózimo Tavares. No texto, o articulista analisa resultado de recente pesquisa de opinião, realizada por instituto local, em que a gestão do governador Wellington Dias aparece com aprovação de 82,14%. O jornalista compara o resultado com questões de fé religiosa, em que cabe acreditar, mesmo sem entender. Conforme a matéria, não haveria correspondência entre a pesquisa e a gestão avaliada, diante de promessas de campanha não cumpridas e de obras não realizadas ou inacabadas, já no fim do segundo mandato.
Depois de dizer que o jornalista é um dos mais "equilibrados e acreditados" do Piauí, o senador reforçou as denúncias. Observou que nenhuma das obras aeroportuárias foi concluída, inclusive a do aeroporto de São Raimundo Nonato, que deveria servir de âncora para empreendimento de turismo e hotelaria de porte internacional. Conforme Heráclito, o aeroporto não passa de simples "aeródromo", com pista de 900 metros, e não os 1.600 prometidos.
Heráclito disse que o jornalista até se "esqueceu" de cobrar outras obras, como cinco hidrelétricas também prometidas, além do ramal da ferrovia Transnordestina, um projeto federal do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que considera fundamental para o estado. Nesse caso, salientou, foi "inaugurado" apenas o canteiro de obras. Há situações que classificou de "escândalo", como o projeto de produção de biodiesel no município de Floriano, que recebeu muitos recursos e fracassou, deixando os trabalhadores desempregados. Heráclito também disse esperar rápida conclusão de investigações da Polícia Federal, em segredo de Justiça, relacionadas a licitações públicas no estado.02/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relator de Comissão de Energia quer tornar viáveis investimentos privados
Orçamento para Jogos Rio 2016 é de R$ 7 bilhões
Estrela do golfe mira nos Jogos Rio 2016
Rio 2016 terá pescado certificado nos Jogos
Acessibilidade para os Jogos Olímpicos de 2016 é prioridade
Caminhada rumo aos Jogos Rio 2016 começa no Brasil