HISTÓRIA DAS COMUNICAÇÕES ABRE CICLO DE CONFERÊNCIAS NO SENADO



A evolução histórica dos meios de comunicação, sob os aspectos ético e político, é o tema de abertura, nesta quinta-feira, às 15h30, do 1º Ciclo de Conferências do Museu do Senado. A conferência, a cargo da professora, jornalista e escritora Theresa Catharina de Góes Campos, será realizada na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho.
Segundo Theresa Catharina, a "reflexão crítica" sobre os meios de comunicação abrangerá o período que vai da Pré-História aos dias atuais. O primeiro ponto a ser abordado será a pintura rupestre, ou seja as imagens gravadas nas paredes das cavernas e paredões pelos homens primitivos, seguindo-se uma análise do analfabetismo na Antiguidade, na Idade Moderna e no mundo contemporâneo. Logo depois, a professora falará sobre as atividades jornalísticas como expressão pessoal e coletiva, inclusive de protesto, denúncia e reivindicação.
Até abordar a importância do rádio, do cinema e da televisão como veículos de informação, registro e formação de valores, Theresa Catharina irá se deter em diversos fenômenos como o desenvolvimento da oratória, o teatro renascentista, a grande imprensa, o jornalismo marrom e a imprensa alternativa.

27/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diretor-geral do Senado abre Ciclo de Conferências 2008 da Unilegis

Paulo Octávio abre ciclo de conferências sobre regras eleitorais para 2006

MUSEU DO SENADO REALIZA CICLO DE CONFERÊNCIAS

Cristovam pede voto de congratulações a veículos de comunicação do Senado pela cobertura do ciclo de conferências sobre educação

Ciclo de Conferências 2003

Ciclo de Conferências discute comunicação