Hoffmann apresenta medidas contra a seca na Assembléia Legislativa



O secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, deverá participar hoje à tarde da reunião da Comissão Representativa da Assembléia Legislativa que irá debater a situação dos municípios atingidos pela seca.

Hoffmann irá apresentar aos deputados o conjunto de medidas que está sendo implementado pelo governo do Estado para reduzir os prejuízos dos agricultores.

O governo gaúcho está antecipando os recursos do RS Rural para os municípios que estiverem em dia com a contrapartida e com a prestação de contas, prorrogando o Programa Troca- Troca de Sementes para milho e feijão e antecipando recursos para a perfuração de poços tubulares. Além disso, o Banrisul irá disponibilizar R$ 1 milhão para custeio de insumos e garantia de crédito para a segunda safra de feijão, safrinha de milho e trigo para o inverno.

O deputado Dionilso Marcon (PT), autor da solicitação para convocação da comissão representativa da Assembléia, espera que os recursos anunciados pelo governo federal para enfrentar o problema da estiagem na Região Sul cheguem de fato ao Rio Grande do Sul. “Torcemos para que não seja um mero anúncio de véspera de eleição. Queremos garantir que este dinheiro chegue às mãos dos produtores gaúchos o mais rápido possível”, assinala.

Na próxima quinta-feira, dia 24 de janeiro, o secretário da Agricultura, acompanhado de prefeitos gaúchos e de representantes dos movimentos sociais, participará de audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, para tratar da questão da seca. Os gaúchos irão reivindicar recursos do Pronaf e criação do seguro agrícola federal.

01/22/2002


Artigos Relacionados


Hoffmann apresenta medidas contra a seca aos deputados

Ospa apresenta as suas dificuldades na Assembléia Legislativa

Mário Couto rebate denúncia de promotor contra sua gestão na Assembléia Legislativa do Pará

VALADARES COBRA MEDIDAS DO GOVERNO CONTRA A SECA

Medidas emergenciais contra seca no Sul devem ser divulgadas na 6ª feira

Machado pede medidas mais eficientes contra seca