Hospitais de referência



O Sistema Único de Saúde (SUS) mantém uma série de centros de referência para tratamento das mais diversas doenças. São clínicas e hospitais públicos e privados que oferecem à população o que há de melhor no País em determinada especialidade. 

Os centros de referência também são responsáveis pelos tratamentos que envolvam procedimentos de alto custo e que requeiram, muitas vezes, equipamentos tecnológicos avançados. São os chamados tratamentos de alta complexidade bastante comuns nas áreas de oncologia, neurologia, cardiologia, entre outras.

Os centros de referência recebem pacientes encaminhados por outras unidades de saúde na mesma região em que atua ou mesmo, em muitos casos, fora dela. Conheça alguns dos principais centros de referência do país em determinadas especialidades:

Saúde da mulher

Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism/Unicamp)

Criado em 1986 em Campinas, o hospital é uma referência para o tratamento de câncer ginecológico e mamário. Ligado à Universidade de Campinas (Unicamp), possui 139 leitos e já atendeu, desde sua fundação, mais de 1,5 milhão de pessoas. 

Doenças renais

Hospital do Rim e Hipertensão

Inaugurado em 1998 na capital paulista, é mantido pela Fundação Oswaldo Ramos. O hospital faz parte do complexo formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Há dez anos, é o hospital que mais realiza transplante de rins no mundo. 

Doenças da Tireoide

Hospital Israelita Albert Einstein

Privado e reconhecido por sua excelência no atendimento, o hospital de São Paulo recebe pacientes com problemas na tireoide encaminhados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) provenientes das Unidades Básicas de Saúde do estado.

Câncer

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octávio Frias de Oliveira (Icesp)

Inaugurado pelo governo de São Paulo em 2008, o Icesp é o principal centro de referência da doença na América Latina. Todos os meses, cerca de seis mil pacientes recebem atendimento na unidade. O instituto também serve de unidade de ensino para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Traumato-ortopedia e reabilitação física

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into)

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o Into realiza mais de 300 mil consultas por ano nas áreas de ortopedia e traumatologia. A unidade de reabilitação tem capacidade de atender a 86 mil pessoas por ano. O centro cirúrgico permite a realização de 19 mil cirurgias por ano. 

Fonte:
Ministério da Saúde



24/04/2012 17:52


Artigos Relacionados


Música nos Hospitais chega ao Centro de Referência da Mulher

Referência na conservação ecológica

Brasil é referência no combate à fome

Municípios do Rio ganham hospital de referência

SUS é referência internacional, diz Banco Mundial

Atendimento do Poupatempo é referência no país