Hospitais federais do Rio de Janeiro terão novo sistema de marcação de consultas
O agendamento de exames e atendimentos ambulatoriais nos hospitais federais e no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia será feito por meio das Unidades Básicas de Saúde
A partir deste ano, os seis hospitais federais sediados no Rio de Janeiro mudam o sistema de agendamento de consultas. Todos os primeiros atendimentos ambulatoriais e exames como, por exemplo, colonoscopia, endoscopia digestiva, mamografia, entre outros, serão exclusivamente agendados pela Rede de Atenção Básica de Saúde. A nova regra entrou em vigor nessa quarta-feira (2) e vale para quem procura agendar o primeiro exame ou consulta nestes hospitais e também no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
O agendamento passa a ser feito por meio de um sistema informatizado disponível em todas as unidades de saúde do Rio de Janeiro (o Sisreg). Pacientes que moram na capital fluminense poderão procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para marcar diretamente a consulta ou o exame nos hospitais federais ou no Into. Já os que vivem em outros municípios deverão buscar a unidade em que são acompanhados ou a Secretaria Municipal de Saúde para agendar o procedimento especializado na rede federal.
A medida foi tomada pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde no Rio e a direção do Into, em atendimento à determinação do ministro Alexandre Padilha. O objetivo é reestruturar a lógica de acesso de novos pacientes aos serviços especializados de saúde que funcionam no município do Rio de Janeiro.
Hospitais federais do Rio de Janeiro
03/01/2013 16:09
Artigos Relacionados
Saúde: Ortopedia do HC muda sistema de marcação de consultas nesta segunda-feira
Marcação de consultas e atendimentos são ampliados no Instituto de Traumatologia
Hospitais federais terão 1.578 novos profissionais
CGU aponta prejuízo de R$ 96,5 milhões em repasses para hospitais federais no Rio de Janeiro
Saúde anuncia novas ações na gestão de hospitais federais do Rio de Janeiro
Planejamento autoriza nomeação de médicos para hospitais federais do Rio de Janeiro