Marcação de consultas e atendimentos são ampliados no Instituto de Traumatologia



Agendamento será integrado a sistema informatizado, que permite marcação de consultas nas unidades de saúde do Rio de Janeiro

 

A partir desta quinta-feira (6), o agendamento das consultas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) será feito por sistema informatizado disponível em todas as unidades de saúde do Rio de Janeiro. Pacientes que moram na capital fluminense poderão procurar qualquer unidade básica de saúde para marcar a consulta diretamente.

Já os que vivem em outros municípios buscarão a unidade básica de saúde em que são acompanhados. A unidade agendará o atendimento em hospital especializado em traumato-ortopedia.

As medidas foram definidas em reunião realizada nesta quinta-feira (6), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes; e o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohmann.

“Mudamos este sistema arcaico [por filas] porque queremos que as pessoas consigam marcar a consulta na unidade básica de saúde em que são acompanhadas. Em cada caso, será definido qual o melhor hospital para garantir o tratamento necessário àquele paciente”, explicou o ministro Alexandre Padilha.

Além da modificação da lógica de acesso de novos pacientes aos serviços especializados, com agendamento direto em qualquer unidade básica de saúde, foi criado um sistema de busca ativa dos pacientes que já passaram pela consulta de triagem no Into. Cinquenta atendentes telefonarão para estas pessoas e agendarão o próximo atendimento no hospital federal, sem necessidade de que qualquer paciente vá diretamente ao Into.

 

Cirurgias

Além das mudanças no agendamento de consultas, um conjunto de ações são aplicadas para ampliar em 11.600 cirurgias a capacidade de atendimento no Into e em hospitais estaduais do Rio de Janeiro e, com isso, reduzir o tempo de espera dos pacientes por consultas e cirurgias ortopédicas.