Hospital Estadual homenageia famílias de doadores de órgãos



Evento acontece no sábado, 27, às 9 horas, no Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo”

Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, dia 27, - a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) realiza, anualmente, uma campanha dedicada à conscientização sobre a importância do tema.

No sábado, a partir das 9h, o Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo” também participa do evento com homenagens às famílias doadoras, como forma de incentivo às discussões e manifestações sobre ser ou não um doador de órgãos.

As famílias de 258 doadores (252 de córneas e 6 de múltiplos órgãos) são esperadas, o que representa a captação de 504 córneas e 12 rins. Na ocasião, os presentes ouvirão também as experiências vividas por algumas das 45 pessoas que passaram por transplantes desse tecido ou de rim no próprio HE.

A cerimônia terá ainda participação e depoimento da primeira transplantada de rim do Hospital Estadual Bauru.

O evento acontece pelo quarto ano consecutivo e é organizado não apenas para mostrar reconhecimento pelo benefício proporcionado aos que esperam por um órgão, mas também com o intuito de chamar a atenção sobre a necessidade das pessoas manifestarem, entre seus familiares, a vontade de ser um doador.

Somente os parentes mais próximos podem autorizar a doação de órgãos (pais, filhos, cônjuges). “É difícil para a família tomar a decisão pela doação quando acontece o falecimento, primeiro porque está fragilizada  e segundo porque em geral não conhece a vontade do falecido” explica Márcia Vilma Silva, supervisora da Unidade Psicossocial do HEB. “Por isso é tão importante que as famílias conversem antes sobre doação de órgãos, para que todos conheçam a opção pela doação e a decisão fique mais tranqüila no momento da morte”.

A doação de órgãos, desde a captação até o transplante, envolve uma rede de profissionais e entidades que desempenham um trabalho estratégico e muito importante. A corrida contra o tempo tem o objetivo de salvar vidas a partir de um ato de solidariedade.

A captação de córneas e demais órgãos, além do transplante de córneas e rim, que são trabalhos desenvolvidos pelo Hospital Estadual Bauru, mobilizam uma equipe de enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes sociais da instituição, a OPO – Organização de Procura de Órgãos - regional Botucatu, Central de Transplantes e Banco de Olhos de Ribeirão Preto, Central de Transplantes de São Paulo e a Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde



09/23/2008


Artigos Relacionados


Hospital Estadual presta homenagem às famílias de doadores de órgãos

80 mil brasileiros já se declararam doadores de órgãos no Facebook

País dobrou número de doadores de órgãos em dez anos

Abertas novas vagas para treinar doadores de órgãos

Projeto torna todos os cidadãos doadores presumidos de órgãos

Saúde: Parentes de doadores de órgãos ganham espaço privativo no HC da Unicamp