Saúde: Parentes de doadores de órgãos ganham espaço privativo no HC da Unicamp
Equipe multidisciplinar atua em local especial, permitindo acolhimento de familiares com maior privacidade e conforto
Na abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, inaugurou na semana passada um espaço exclusivo para atendimento dos familiares de potenciais doadores de órgãos. A "Sala da Família" está localizada na entrada principal do hospital e conta com atendimento multidisciplinar, voltado ao acolhimento dessas pessoas, com maior privacidade e conforto.
Segundo os idealizadores do projeto, o novo ambiente é fundamental para o acolhimento familiar em situações complexas e potencialmente problemáticas, como a comunicação de óbitos, elaboração do luto e solicitação de doação de órgãos para transplantes, que mexem profundamente com a estrutura familiar dos pacientes. A nova área tem 80 metros quadrados e funcionará 24 horas, todos os dias da semana.
A iniciativa para criação do novo espaço surgiu da integração de várias áreas e grupos do hospital, entre os quais o Grupo de Trabalho de Humanização, a Organização para Procura de Órgãos (OPO), o Comitê de Bioética do HC e a Capelania.
O HC da Unicamp realiza transplantes de rim, pâncreas, fígado, coração, córneas e medula óssea. A unidade também está preparando a implantação das cirurgias de pulmão e ossos
10/02/2006
Artigos Relacionados
Saúde: Parentes de doadores de órgãos ganham espaço privativo no HC da Unicamp
Saúde: Servidores de Campinas ganham novo espaço para consultas e exames a partir desta sexta-feira
Saúde: Servidores de Campinas ganham novo espaço para consultas e exames a partir desta sexta-feira
80 mil brasileiros já se declararam doadores de órgãos no Facebook
País dobrou número de doadores de órgãos em dez anos
Hospital Estadual homenageia famílias de doadores de órgãos