Hospital paraense receberá recursos para ampliação



O hospital do município de Ananindeua (PA) vai contar com 90 leitos de retaguarda para garantir continuidade no tratamento dos pacientes

O hospital Unidade Cidade Nova VI, em Ananindeua (PA), vai receber recursos de mais R$ 1,2 milhão para construção de novos leitos de retaguarda  para dar suporte ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). O anúncio foi feito nessa terça-feira (30) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

“Hoje, as pessoas buscam atendimento no Hospital Metropolitano, mas precisam permanecer internados por mais de 24 horas. Para dar continuidade ao tratamento, necessitamos de um número maior de leitos. A reforma é para readequar a estrutura física e para que o hospital tenha condições de receber novos leitos e com isso garantir o atendimento dos pacientes que virão do HMUE. O recurso já está disponível para o início das obras”, garante Padilha.

O Hospital Metropolitano, em Ananindeua, já possui 221 leitos que garantem o atendimento à população. Para habilitação dos 90 leitos de retaguarda, o Ministério da Saúde destinará, anualmente, R$ 8,3 milhões de custeio. Esta medida visa desafogar a emergência do hospital.

“Estamos priorizando a contratação dos leitos, para isso, o Ministério se propôs a pagar o dobro de valor da tabela SUS para um leito de retaguarda de continuação de tratamento de um paciente clínico e 50% a mais para um leito de UTI”, destaca o ministro.

O ministro disse ainda que “além desses 90 leitos, já pactuados, estamos efetivando a contratualização de mais 50 leitos de retaguarda junto aos hospitais de Maradei e São Francisco. Com isso, o HMUE contará com outros 140 leitos”, completa.