Recife receberá recursos para ampliar acessibilidade



A cidade do Recife aderiu, nessa quinta-feira (22), ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite. A meta é que as pessoas com deficiência possam ter melhor qualidade de vida na cidade, com acesso à educação, saúde, e inclusão social.

Para a educação, já foram destinados recursos para aquisição de 90 ônibus escolares acessíveis. O estado também recebeu recursos para adaptações arquitetônicas de acessibilidade em 161 escolas e salas de recurso multifuncionais. A adesão integra as políticas locais à Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e formaliza a prefeitura como parceira na articulação dos programas e ações.

Acessibilidade

Mesmo antes de oficializar a adesão à iniciativa, Recife já recebeu uma série de equipamentos que fazem parte do plano. Ao todo, a capital pernambucana abriga 90 salas de recursos multifuncionais – espaço instalado nas escolas com equipamentos e profissionais capacitados para apoiar as pessoas com deficiência -, e 11 ônibus adaptados para levar adolescentes com necessidades especiais para as escolas.

Viver sem Limite

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 tem por objetivo promover a cidadania e fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade. Além disso, o plano foi construído para que os bens e serviços sejam disponíveis a todos que possuem algum tipo de deficiência.

O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Inclusão

Estima-se que 14,5% dos brasileiros tenham alguma deficiência física ou mental. Para que consigam viver com autonomia, como o restante da população, é preciso derrubar um conjunto de barreiras.

As novas políticas de inclusão vêm para promover mudanças integradas. Estão na pauta ações de prevenção e eliminação de toda forma de discriminação, exploração, violência e abuso contra a pessoa com deficiência, além de incentivos ao respeito pela autonomia e a equiparação de oportunidades.

 

Fontes:

Secretaria de Direitos Humanos

Prefeitura de Recife



24/08/2013 20:26


Artigos Relacionados


Metrô e CPTM ganham projetos para ampliar a acessibilidade

Rio de Janeiro receberá R$ 90 milhões para ampliar e qualificar a atenção à saúde

ABC Paulista receberá investimentos para ampliar Rede de Atenção às Urgências

Universidades terão mais recursos para investir em acessibilidade

José Jorge pede liberação de recursos para abastecimento de água em Recife

Hospital paraense receberá recursos para ampliação