Hotel de Projetos Inovadores do Senai Londrina é aprovado pelo CNPq
O Hotel de Projetos Inovadores (HPI) do Senai Londrina foi o único projeto do Paraná contemplado no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de apoio a incubadoras. É também o único projeto do Senai, em todo o País, aprovado no edital. O HPI receberá R$265 mil para investimento em melhoria de infraestrutura, aquisição de softwares e máquinas. O recurso é oriundo do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Programa Ação – Fomento às incubadoras de empresas e parques tecnológicos, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec).
O HPI é uma pré-incubadora do Senai Paraná que incentiva a transformação de ideias de alunos em projetos de sucesso. O HPI dá orientação, cede espaço físico e ajuda na construção de protótipos. No Paraná existem oito hotéis, espalhados em todas as regiões do Estado.
Em Londrina, o Hotel de Projetos Inovadores funciona desde 2006. No início, ele dava suporte às ideias e trabalhos de conclusão de curso de alunos de cursos do Senai. Hoje, a pré-incubadora é aberta a empresas de alunos e ex-alunos e, atualmente, abriga uma empresa de tecnologia da informação e comunicação, desenvolvida por alunos da entidade. As empresas são formadas por no máximo quatros alunos e/ou ex-alunos e podem ficar incubadas por um período de dois anos.
No total, 28 incubadoras de todo o País foram selecionadas. O Senai de Londrina terá mais recursos para apoio e consolidação da infraestrutura da sua incubadora na prestação de serviços a empresas de base tecnológica.
A empresa incubada hoje no HPI do Senai de Londrina é a Aryontec Agência de Publicidade Ltda. Ela foi criada pelo egresso do curso técnico em informática Natam Vinicius de Oliveira, medalhista da Olimpíada do Conhecimento pelo Senai, que buscou na Incubadora HPI o suporte para a efetivação da sua empresa. A Aryontec é especializada em tecnologias voltadas à internet, como o desenvolvimento de sites, comércio eletrônico, banners, rich media e publicidade online.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
03/01/2012 11:58
Artigos Relacionados
Senai, Sesi e CNPq vão financiar inovação em 96 empresas industriais
Fundação Gates apoia projetos inovadores em saúde
Furnas vai apoiar projetos inovadores de universidades brasileiras
Projetos inovadores em seguridade social são destaques em evento
USP: Alunos da Poli apresentam projetos inovadores de tecnologia
CE homenageia professores premiados por projetos inovadores em educação