CE homenageia professores premiados por projetos inovadores em educação



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) prestou nesta quarta-feira (14) uma homenagem aos vencedores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011. A solicitação da homenagem foi feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que disse ser necessário inovar o modo de ensinar.

"Tudo já mudou, mas a escola continua a mesma" ressaltou o senador. Apesar de considerar importante a utilização de tecnologias da informação no processo educacional, o senador ressaltou que criatividade, ousadia e comprometimento de professores, alunos e pais resultam em melhor educação e, consequentemente, em uma sociedade mais pacífica.

A violência verificada nas escolas, argumentou Cristovam, deve-se à conexão do comportamento violento da sociedade com o dos estudantes, bem como a desconexão da realidade tecnológica em que vivem com a que têm disponível em sala de aula.

Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a inovação tecnológica deve ser utilizada para "mexer com conteúdos imateriais". As escolas devem inovar, disse, adotando a tecnologia para propiciar o desenvolvimento das pessoas.

"Verdadeiros missionários"

Mesmo com as dificuldades que os professores enfrentam, especialmente os de escolas públicas, disse a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), experiências comprovam a potencialidade dos estudantes. Para ela, os professores são "verdadeiros missionários", que realizam seu trabalho por compreenderem sua missão.

Também o diretor de Educação da Microsoft Brasil, Emilio Munaro, destacou a importância dos professores e da educação. Para ele, a educação é instrumento de transformação da sociedade.

O vice-presidente da CE, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), ao afirmar que defende a iniciativa privada e um Estado pequeno, sugeriu que o exemplo da Microsoft fosse adotado por empresas brasileiras em suas localidades. As empresas, frisou, podem desenvolver um importante papel social enquanto obtêm lucro.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) acredita que a revolução tecnológica pode ser usada como instrumento em benefício da qualidade da educação. Ela lamentou, no entanto, o fato de instrumentos da internet, que poderiam aprimorar as pessoas, algumas vezes são usados para prática de atos maléficos, como o bulling e a pedofilia.

Combate ao bulling

Com relação a isso, a professora de Manaus (AM), vencedora na categoria Inovação em Comunidades, Lúcia Regina Silva dos Santos, ressaltou que o projeto "Cyberbulling - Qual o seu Papel: Vítima ou espectador?" mostrou que na internet nada é anônimo. Ela ressaltou que, em geral, os jovens pensam que suas ações ficam na "nuvem", o que, conforme explicou, não é verdade, pois tudo fica registrado.

- O projeto mostra que na internet nada é anônimo. Os jovens acham que é só deletar e está resolvido. Mostramos que isso não é possível. Então eles começam a pensar o que fazem pela internet - disse a professora Lúcia dos Santos.

A vencedora do Prêmio Especial Educador Inovador 2011, Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, de Marechal Cândido Rondon (PR), afirmou que as mídias oferecem ajuda ao importante papel desempenhado pelos professores. O projeto vencedor "Jornal: Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos" trabalhou, em parceria com o jornal local, temas importantes para os jovens, como sexualidade precoce, cidadania, violência, bulling, cyber bulling.

Para o professor vencedor da categoria Inovação em Colaboração, Jorge Cesar Barbosa Coelho, de Campo Bom (RS), os problemas do século 21 são complexos e exigem a colaboração das pessoas para resolvê-los. O projeto "CBB Web TV", ao trabalhar convergência tecnológica e colaboração, tem impacto social e contribui para preparar as pessoas para os novos desafios.

Também receberam homenagem da CE os professores Jane Liete Dalla-Lana, de General Câmara (RS), vencedora na categoria Inovação em Conteúdo; Sandra Maria Saragoça, do Rio de Janeiro (RJ), vencedora da categoria Contextos Desafiadores; Alex Vieira dos Santos, de Salvador (BA), vencedor da categoria Uso Avançado de Tecnologia; Marcus Vinícius Leite, de Belo Horizonte (MG), vencedor da categoria Educador Inovador - Escolas Particulares; e Eraldo Martins Guerra Filho, de Paulista (PE), vencedor da categoria Educador Inovador - Escolas Técnicas.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



14/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação: Professores de Escolas Estaduais do interior têm projetos premiados pelo Centro da Cultura

Comissão de Educação ouve professores premiados por seu trabalho pela melhoria do ensino

Senado homenageia projeto Professores de Educação Física Sem Fronteiras

Fátima Cleide homenageia professores e comemora melhoria nos índices de educação

CE homenageia vencedores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011

Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia homenageia inovadores