Humberto Costa apresenta projeto que concede benefício financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica




O líder do Bloco de Apoio ao Governo, senador Humberto Costa (PT-PE), comunicou ao Plenário, nesta quarta-feira (3), a apresentação de projeto de sua autoria que garante às mulheres vítimas de violência doméstica o direito de receber benefício de assistência social pelo prazo mínimo de seis meses.

A proposição, que modifica a Lei Maria da Penha (Lei 11.347/2006) e também a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93), concede benefício financeiro no valor de um salário mínimo, em casos de vulnerabilidade temporária da mulher, dando-lhe respaldo para denunciar o agressor e interromper o ciclo de dependência financeira e submissão à violência, comuns nesses casos.

- A idéia é criar mais um mecanismo de proteção a mulher em situações que ameacem a sua integridade pessoal e familiar. A violência contra a mulher na família é a principal causa de lesões em mulheres entre 15 e 44 anos no mundo comprometendo 10% do PIB brasileiro. E nos envergonha a todos, homens e mulheres que sonhamos e lutamos por um mundo de igualdade e justiça para todos - disse o senador.

No início de seu discurso, o parlamentar comemorou os cinco anos da Lei Maria da Penha, parabenizando os responsáveis pela sua criação.

A Lei Maria da Penha, destacou o senador, assegurou à mulher o direito à integridade física, sexual, psíquica e moral, criando mecanismos para combater e coibir a violência doméstica e familiar. Humberto Costa observou, contudo, que, mesmo com todos os avanços propiciados pela Lei 11.347/2006, as estatísticas da violência contra a mulher no país continuam "escandalosas", com muito havendo ainda para ser feito.

- Recente pesquisa da Fundação Perseu Abramo aponta que, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. Um dos grandes obstáculos à mudança desse quadro é a resistência de parte das vítimas a denunciar seus agressores - afirmou.



03/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


43% das mulheres já foram vítimas de violência doméstica, segundo anuário

Secretárias de Políticas para as Mulheres pedem mais atenção do Congresso às vítimas de violência doméstica

Humberto Costa relata ações de Pernambuco no combate à violência contra mulheres

Projeto mostra avanços no cuidado às vítimas de violência doméstica e sexual

Vítimas de violência doméstica podem ter atendimento especializado no SUS

Benefício financeiro à mulher vítima de violência pode ser votado na CDH