Secretárias de Políticas para as Mulheres pedem mais atenção do Congresso às vítimas de violência doméstica



Secretárias estaduais de políticas para as mulheres reuniram-se com o presidente do Senado, José Sarney, na manhã desta quarta-feira (5), para pedir uma maior atenção do Congresso Nacional para com as mulheres vítimas de violência doméstica. Elas reivindicam a ampliação da Política de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e mais recursos orçamentários para os estados efetivarem essa política.

A secretária Catharina Barcelar, do estado do Maranhão, disse que o motivo do encontro foi pedir apoio do presidente Sarney para a revisão do valor destinado pelo Orçamento da União para manter as ações do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

- O Orçamento que está sendo elaborado mantém os mesmos R$ 37 milhões aplicados no ano anterior. Nós pedimos que o valor seja revisto para pelo menos R$ 54 milhões para o orçamento de 2012 - disse a secretária.

A cearense Maria da Penha Maia Fernandes, cujo nome é usado para denominar a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, manifestou-se sobre a necessidade de ampliação dos valores destinados ao enfrentamento da violência cometida contra as mulheres:

- A violência doméstica não escolhe classe social, e precisamos garantir um futuro sem violência para as novas gerações. Nós estamos aqui pedindo uma ampliação dos recursos para que as vítimas encontrem apoio do governo - explicou.

Sarney disse na reunião que sempre combateu a violência contra as mulheres. Segundo lembrou, o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres foi criado durante o seu governo como presidente da República.

Sarney informou que a questão será repassada para o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para que sejam analisadas as solicitações. Também presente ao encontro o senador Pedro Taques (PDT-MT) reiterou apoio ao pedido de revisão do Orçamento.



05/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


43% das mulheres já foram vítimas de violência doméstica, segundo anuário

Lídice da Mata registra visita ao Congresso de secretárias estaduais de políticas para as mulheres

Humberto Costa apresenta projeto que concede benefício financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica

Alagoas inaugura espaço para vítimas de violência doméstica

Aprovado fundo de ajuda financeira para vítimas de violência doméstica

Campanha “Mulheres e Direitos” convoca sociedade para o fim da violência doméstica