Humberto Costa comemora ampliação do atendimento do Samu em Pernambuco



O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou a chegada de 47 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pernambuco. Os veículos foram entregues pelo Ministério da Saúde e permitirão a ampliação do atendimento para quase 100% do estado, informou o senador.

Humberto Costa disse estar muito satisfeito com o sucesso do programa, implantado em 2003, quando ele era ministro da Saúde, e ressaltou as diferenças do modelo brasileiro de atendimento.

- O Samu não é apenas um sistema com ambulâncias para remoção de pessoas. Os profissionais realizam o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas e podem trabalhar até três horas no local do evento sem necessidade de conduzir o paciente de imediato ao hospital – disse o senador, em discurso no Plenário nesta terça-feira (28).

Humberto Costa explicou que "o coração” do Samu é a central de regulação, onde médicos respondem as demandas e definem, por exemplo, se é o caso do uso de atendimento básico ou de serviços avançados.

Ele informou que Pernambuco já tem três centrais em funcionamento: Recife, Caruaru e Petrolina.

- Com a abertura da mais uma central, em Serra Talhada, e com a chegada das ambulâncias, haverá cobertura de 100% do estado – afirmou.

Humberto Costa ressaltou que o Samu está presente em todos os estados e no Distrito Federal, atendendo a cerca de 135 milhões de brasileiros, o equivalente a 70% da população. Segundo ele, o governo federal também pretende fazer a cobertura chegar a 100% dos brasileiros até o fim do ano que vem.

Atendimento

Criado como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências do Ministério da Saúde, o Samu realiza serviços de urgência e emergência a partir do número 192, válido para todo o Brasil. A ligação é atendida por profissionais especializados que identificam a emergência, fazem o diagnóstico da situação e iniciam o atendimento no mesmo instante, orientando o usuário sobre as primeiras ações.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que recebem ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e até de saúde mental da população.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa comemora universalização do Samu em Pernambuco

Humberto Costa comemora investimentos da Fiat em Pernambuco

Humberto Costa comemora crescimento acelerado de Pernambuco

Humberto Costa comemora redução no número de mortes no trânsito em Pernambuco

Humberto Costa comemora adesão de Pernambuco a programa federal de combate ao ‘crack’

Humberto Costa resgistra 10 anos de funcionamento do Samu