Humberto Costa resgistra 10 anos de funcionamento do Samu



O senador Humberto Costa (PT-PE) saudou nesta quarta-feira (11) os 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por meio do número 192, que, como destacou, ajudou a reduzir o número de mortes, o tempo de internação hospitalar e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Ele declarou que, como parte das comemorações da data, o governo federal entregou na semana passada, na cidade de Itatuí (SP), 363 novas ambulâncias a 199 municípios de 18 estados.

O Samu foi criado em 2003, quando ele era ministro da Saúde, destacou. À época, o Samu contava com apenas 309 ambulâncias. Hoje, são mais de três mil, distribuídas por dois mil 660 municípios e atendendo 140 milhões de brasileiros, 72% da população.

Nestes 10 anos, milhares de vidas foram salvas pelo Samu, afirmou Humberto Costa.

- Porque antes do Samu não havia o atendimento pré-hospitalar. Quem era atropelado, quem sofria um ataque cardíaco ou derrame cerebral na sua própria casa, ficava na dependência de que fosse levado de táxi - e muitas vezes isso não era possível.Hoje, o Samu vai ao local, os profissionais do Samu são treinados, inclusive, para a realização do atendimento de maior gravidade no próprio local.



11/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa comemora universalização do Samu em Pernambuco

Humberto Costa comemora ampliação do atendimento do Samu em Pernambuco

Humberto Costa registra prêmio recebido pelo Samu de São Paulo

Humberto Costa: “decisão do STF interfere no funcionamento do Congresso”

Humberto Costa destaca os 32 anos de criação do PT

Humberto Costa comemora dez anos do Bolsa-Família