Humberto Costa elogia programa de atendimento médico domiciliar pelo SUS




Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou o lançamento, mais cedo, do programa Melhor em Casa pela presidente Dilma Rousseff. O programa, que amplia o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deve receber investimento de R$ 1 bilhão.

Humberto Costa explicou que o Melhor em Casa, promovido pelo Ministério da Saúde, vai atender idosos e pacientes com mobilidade reduzida e em situação pós-cirúrgica ou de pós-internação hospitalar. Uma equipe formada inicialmente por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas fará o atendimento multidisciplinar na casa do paciente, com autorização de sua família.

- Esse olhar para a questão social é uma característica marcante do governo da presidente Dilma. Não são poupados esforços para que as pessoas sejam beneficiadas pelas políticas públicas. E esse programa, mais do que reduzir filas nos hospitais, vai tirar o paciente em recuperação do leito hospitalar e levá-lo para ser cuidado em casa, no conforto do lar, perto da família - afirmou o senador, destacando que o atual slogan do governo federal, "País rico é país sem pobreza", é uma síntese de suas políticas

Humberto Costa informou ainda que a previsão do ministério é de que até 2014 pelo menos mil equipes de atenção domiciliar estejam trabalhando pelo país, atendendo, em média, a 60 pacientes simultaneamente. O atendimento será feito regularmente de segunda à sexta e em regime de plantão nos finais de semana e feriados. A expectativa é de que a iniciativa proporcione economia de 60% a 80% dos recursos gastos em internações hospitalares.



08/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa elogia programa lançado pelo governo para combate às drogas

Programa de atendimento médico domiciliar já atende em 20 estados brasileiros

Humberto Costa elogia Programa Academia de Saúde

SUS amplia atendimento médico domiciliar

Humberto Costa elogia medidas anunciadas pelo governo para ajudar vítimas da seca

Saúde já conta com 98 equipes que prestam atendimento domiciliar pelo SUS