Humberto Costa elogia programa lançado pelo governo para combate às drogas



O senador Humberto Costa (PT-PE) registrou em Plenário nesta quarta-feira (7) o lançamento do programa do governo federal de ações para enfrentamento do problema das drogas e, em especial, do crack. O programa, ressaltou o senador, tem o objetivo de "resgatar vidas e reintegrá-las à sociedade, bem como atacar o tráfico e as organizações criminosas". O governo atuará em três frentes: Saúde (Cuidado), Segurança Pública (Autoridade) e Prevenção.

O Plano de Ações contra o Crack e outras drogas (É Possível Vencer o Crack!) terá um investimento de R$ 4 bilhões e será implementado de forma conjunta pela União, estados, municípios, Distrito Federal e sociedade civil. Na saúde, explicou Humberto Costa, está prevista a ampliação e a qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários, Para isso, será criada a rede de atendimento "Conte com a Gente", com equipamentos de saúde distintos para auxiliar os dependentes e familiares na superação da dependência e na reinserção social.

O Ministério da Saúde também repassará recursos para que estados e municípios criem enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde. A intenção do governo é disponibilizar, até 2014, 2.462 leitos para atendimentos e internações durante crises de abstinência e em casos de intoxicações graves.

Humberto Costa também informou que serão criados 308 consultórios de rua nas áreas de maior incidência de consumo de drogas, com equipes volantes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Já os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) passarão a funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana, oferecendo tratamento continuado para usuários e familiares.

Na área de segurança pública, Humberto Costa citou, entre as medidas divulgadas pelo governo, as ações de inteligência e investigação no combate ao tráfico de drogas e a contratação de mais 2 mil agentes para reforçar as Polícias Federal e Rodoviária Federal.

O senador disse ainda que o governo editará uma medida provisória criando o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, com intenção de reunir dados precisos sobre a situação de segurança no país. O governo também irá propor alterações no Código de Processo Penal para agilizar a apreensão dos bens que são produtos do tráfico.

Por fim, no eixo da prevenção, serão realizadas ações educativas nas escolas, nas comunidades e na comunicação com a população. Para isso, 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares serão capacitados para orientar estudantes sobre prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas.

- De forma inteligente, criativa e comprometida o governo federal deu hoje um grande passo no lançamento de iniciativas que transformarão essa realidade triste que afeta nossos vizinhos, colegas e familiares. Como disse a presidente Dilma Rousseff no discurso de lançamento das ações, essas medidas demonstram que acreditamos na recuperação de cada pessoa, o que nos impulsiona a nunca desistir de ninguém, pois precisamos de todos os brasileiros e brasileiras - elogiou o senador.



07/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa elogia programa de atendimento médico domiciliar pelo SUS

Humberto Costa elogia medidas do governo no combate à seca

Humberto Costa elogia medidas anunciadas pelo governo para ajudar vítimas da seca

Humberto Costa elogia 'convívio republicano' no combate à miséria

Humberto Costa elogia Programa Academia de Saúde

Humberto Costa elogia governo de PE por ouvir população para definir prioridades