Humberto Costa faz a leitura de seu relatório sobre processo contra Demóstenes



O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo contra Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, fez a leitura da primeira parte de seu relatório, explicitando todos os passos adotados para obter informações que embasaram a elaboração do documento final.

Todas as atividades do Conselho e Ética foram mencionadas. Desde a votação de requerimentos convocando testemunhas, com informações prestadas pelos delegados da Polícia Federal, Matheus Mella Rodrigues e Raul Alexandre, até o depoimento do próprio investigado.

Ainda no início da leitura, Humberto Costa salientou que deixou de se debruçar, no relatório preliminar, sobre questões suscitadas pela imprensa como “vazamento” dos inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo, que implicavam Demóstenes em vários crimes.

- A opção não decorreu da suposta alegação de invalidade das provas feita reiteradamente pela defesa do senador Demóstenes Torres. Derivou de não estarem os dados até aquele momento, oficialmente sob o crivo deste Conselho, não podendo ser verificada sua autenticidade e, sobremaneira, por considerá-los desnecessários à análise preliminar, em que somente indícios da quebra de decoro parlamentar já se apresentavam como suficientes para o acolhimento da representação – frisou o senador.

O texto menciona ainda as alegações finais da defesa, apresentando o que seriam nulidades no que diz respeito à condução do processo no Conselho de Ética, além de considerar arbitrária a decisão de recusa de prova pericial das gravações telefônicas, tomada no último dia 12.

O presidente do Conselho confirmou a próxima reunião para a segunda-feira (25), às 18h, na sala 2 da ala Nilo Coelho.



18/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa lê relatório sobre processo contra Demóstenes

Humberto Costa relatará processo contra Demóstenes

Processo contra Demóstenes será relatado por Humberto Costa

Humberto Costa pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes Torres

Veja a íntegra do relatório de Humberto Costa sobre Demóstenes Torres

Humberto Costa quer votar relatório preliminar sobre Demóstenes até 10 de maio