Humberto Costa propõe ação integrada contra pirataria de remédios



O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou, em pronunciamento nesta quarta-feira (14), a aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - em caráter terminativo - do projeto de sua autoria que inclui a falsificação de medicamentos e sua venda, inclusive pela Internet, na lista de crimes de repercussão interestadual e internacional passíveis de investigação pela Polícia Federal (PF).
Se não for apresentado recurso para votação em Plenário, o PLS 368/2011 seguirá diretamente para exame pela Câmara dos Deputados.

Humberto explicou que a proposta se soma a outros dois projetos apresentados por ele que visam combater a pirataria de medicamentos: o  PLS 162/2011, que institui a Política Nacional de Combate à Pirataria de Produtos Submetidos à Vigilância Sanitária e o PLS 464/2011, que suspende as atividades comerciais de empresa suspeita de pirataria de produtos médicos e cosméticos. Para o parlamentar, a pirataria de medicamentos é a forma “mais cruel” de falsificação.

- Essa é uma das mais cruéis formas de pirataria, pois sua prática afeta danosamente a saúde dos usuários dos produtos alterados, seja pela ingestão de substâncias nocivas à saúde ou pela falta do tratamento adequado - disse o senador.

Ele comunicou que participará de uma reunião da Organização Mundial de Saúde (OMS) que começa na próxima segunda-feira, em Buenos Aires, para discutir formas de garantir a defesa da população contra remédios falsificados ou fora dos padrões e analisar os seus impactos na saúde.

- Vamos contribuir com a experiência brasileira e com novas ideias para a formação e construção de uma proposta sólida global - explicou o parlamentar.

Diabetes

Humberto Costa também elogiou o lançamento nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde do portal Autocuidado do Diabetes, com informações sobre a doença, seus sintomas, implicações e orientações para controlá-la. Em 2010, observou o senador, 54 mil brasileiros morreram por causa do diabetes.



14/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa destaca desarticulação de rede de pirataria de botox

Humberto Costa quer política de combate à pirataria de medicamentos e outros produtos

Humberto Costa quer política para combater falsificação de remédios

CCJ analisa projeto que prevê medida cautelar contra pirataria de remédios

Humberto Costa registra apreensão de botox falsificado em ação da Polícia Federal

Humberto Costa propõe fim da contratação de cabos eleitorais