Humberto Costa registra apreensão de botox falsificado em ação da Polícia Federal



Em pronunciamento nesta quinta-feira (12), o senador Humberto Costa (PT-PE) parabenizou ação conjunta da Policia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que desarticulou, no último dia 3, um esquema de contrabando e comercialização de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox.

O produto, que chegava ao país sem registro ou autorização de uso, era vendido a médicos de diversas cidades. A Operação Narke cumpriu 23 mandados judiciais contra distribuidores nas cidades de Recife e Caruaru (PE), João Pessoa e Patos (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Teresina (PI), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Além da aplicação estética, a toxina botulínica é usada de forma terapêutica, inclusive no tratamento de disfunções neurológicas e motoras. As vítimas do tratamento com o medicamento pirateado foram ludibriadas e correm o risco de lesões na pele e outros problemas de saúde, disse Humberto Costa.

– O pior é que tais mercadorias irregulares estavam em circulação no mercado há pelo menos cinco anos. Os envolvidos responderão por crimes contra a saúde pública, contrabando e formação de quadrilha – acrescentou o senador.

Humberto Costa registrou ainda que é autor de três projetos de lei que poderão tornar mais rígido o combate à pirataria de medicamentos. Os projetos prevêem a Política Nacional de Combate à Pirataria de Produtos Submetidos à Vigilância Sanitária, que inclui medicamentos, fitoterápicos, órteses e próteses (PLS 162/2011); competência à Polícia Federal para apurar crime de falsificação, corrupção e adulteração de medicamentos (PLS 368/2011); e interdição cautelar de estabelecimento envolvido na prática de infrações sanitárias relativas à falsificação de medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos e correlatos (PLS 464/2011).



12/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa destaca desarticulação de rede de pirataria de botox

Humberto Costa anuncia nova delegacia da Polícia Federal e construção de hospital em Caruaru

Polícia Federal prende sete pessoas acusadas de venda clandestina de botox

Anvisa determina apreensão de anabolizante falsificado

Anvisa determina apreensão de hormônio do crescimento falsificado

Polícia Federal em Foz do Iguaçu faz a maior apreensão de cigarros da região