Humberto Costa registra lançamento da campanha de vacinação contra o HPV



O senador Humberto Costa (PT-PE), registrou o lançamento nesta semana, pelo governo federal, da campanha de vacinação contra o vírus HPV, principal causa do câncer de colo de útero. Humberto Costa, que é médico, disse que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que este ano devem surgir no Brasil 15 mil novos casos e que 4.800 mulheres devem morrer devido à doença.

Humberto Costa disse que 5,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos de idade serão imunizadas no país este ano. No ano que vem, será a vez de imunizar meninas de 9 a 11 e m 2016, somente meninas de 9 anos.

A eficácia da vacina contra o vírus é de 98%, garantiu ele, acrescentando que 15 milhões de doses estarão disponíveis neste primeiro ano.

Humberto Costa informou ainda que as vacinas contra o HPV são fabricadas no país, o que significa que o Brasil vai gerar empregos aqui:

- A nossa expectativa é de que até  2017 estejamos produzindo cem por cento das vacinas que utilizamos no Brasil - informou o senador.

Humberto Costa também defendeu o Programa Mais Médicos, e garantiu que até o fim deste ano, ele atenderá a todas as demandas do país. Ele ainda rebateu as críticas ao programa, principalmente no que se refere aos médicos cubanos, lembrando que há um acordo de cooperação técnica e humanitária entre Brasil e Cuba e os profissionais estão submetidos a regras daquele país.



12/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil apoia a Bolívia no lançamento de campanha de vacinação contra a aftosa

João Pedro registra lançamento de campanha contra o câncer em Manaus

Humberto Costa saúda lançamento do plano Brasil Maior

Humberto Costa comemora lançamento do programa Minha Casa Melhor

Humberto Costa registra visita de Dilma a Pernambuco

Humberto Costa registra 187 anos da Confederação do Equador