Humberto Costa registra recuperação de popularidade do governo Dilma



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (12), o senador Humberto Costa (PT-PE) registrou o resultado da pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo do último sábado (10), que aponta um início de recuperação de popularidade da presidente Dilma Rousseff. Depois de registrar uma aprovação de 30% no mês de junho, o governo de Dilma Rousseff alcançou, na última pesquisa, um índice de aprovação de 36%.

- Pouco a pouco, a população vai observando que muito do que foi feito foi fundamental para que o país avançasse, embora a população esteja correta em querer mais – disse o senador.

Humberto Costa reconheceu que a pequena recuperação não significa que tudo esteja resolvido, mas deve motivar a busca da concretização das propostas do governo. O senador também registrou que a inflação está controlada, com um índice muito baixo no mês de julho e com projeções de 5,8% para o ano – número que fica dentro da meta do governo. Ele ainda criticou setores da imprensa e da oposição que teriam insuflado um clima de insegurança na população, aproveitando-se das manifestações populares no mês de junho.

A pesquisa, acrescentou o senador, também indica que há uma expectativa boa em relação ao emprego. Ele frisou que o índice de desemprego de 6% coloca o Brasil em uma posição privilegiada no mundo. Na Espanha, lembrou Humberto Costa, o desemprego é superior a 20%. A pesquisa também mostra uma expectativa positiva da população em relação à qualidade de vida no Brasil e um crescimento de intenção de voto em Dilma para a eleição de 2014. Sem citar nomes, o senador ainda também apontou a queda de intenção de voto na oposição e o apoio popular à reforma política.

- Faço esse registro não para nos ufanarmos, mas para destacar que a forma como temos trabalhado e como a presidente Dilma tem trabalhado mostra que estamos no caminho certo – afirmou Humberto Costa, que ainda defendeu um debate sobre o financiamento público de campanhas e uma investigação profunda das denúncias de cartel no Metrô de São Paulo.

Saúde

Humberto Costa também convidou os senadores para um evento nesta terça-feira (13), ao meio-dia, na Presidência do Senado. Ele informou que representantes do movimento Saúde+10 virão ao Senado defender um projeto de lei de iniciativa popular que prevê a vinculação de 10% da receita bruta da União para a área da saúde. Humberto Costa disse que o projeto já conta com 1,9 milhão de assinaturas e ainda há a expectativa do acréscimo de outras 500 mil.

O senador relatou sua participação, na semana passada, de uma reunião com representantes do governo para tratar do assunto. Outra reunião estaria prevista ainda para esta segunda entre o governo e representantes do movimento. Humberto Costa disse que a demanda pode ter dificuldades orçamentárias, mas reconheceu que a saúde tem necessidade de mais recursos.

- Estamos solidários com a luta para trazer mais recursos para a saúde – afirmou o senador.

Argentina

O senador informou ainda que acompanhou, no último fim de semana, na Argentina, a realização das primárias para definição das listas partidárias, com vistas às eleições de outubro. Ele afirmou que há um clima democrático na Argentina.

- Fica aqui aminha certeza de que estamos todos, na América Latina, no caminho correto da construção da democracia – disse o senador.



12/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa registra visita de Dilma a Pernambuco

Humberto Costa registra entrega de moradias em Recife pela presidente Dilma

Suplicy comemora recuperação da popularidade de Dilma

Humberto Costa elogia ritmo de execução de obras do governo Dilma Rousseff

Humberto Costa defende salário mínimo proposto pelo governo Dilma

Humberto Costa afirma que governo Dilma tem compromisso em garantir mais recursos para a saúde