Suplicy comemora recuperação da popularidade de Dilma
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento nesta segunda-feira (12), destacou o aumento da popularidade da presidente Dilma Rousseff registrado por pesquisa do instituto Datafolha. O senador salientou que o aumento da aprovação ao governo - precedido por uma queda acentuada em junho, na época das grandes manifestações de rua - veio acompanhado de um otimismo crescente quanto à redução da inflação e do desemprego.
- O governo da presidente Dilma Rousseff está no caminho certo. As prioridades estabelecidas pela presidente estão sendo entendidas como de alguém que respeita os anseios dos brasileiros - sublinhou.
Comentando outro item da pesquisa, Suplicy pediu a reflexão dos integrantes da Casa sobre a baixa avaliação do Congresso Nacional na sequência dos protestos populares. Segundo as estatísticas que apresentou, a reprovação ao trabalho do Legislativo subiu de 33% para 42%, e apenas 13% classificam o trabalho do Congresso como bom ou ótimo. Ele citou exemplos do empenho da Câmara e do Senado em dar respostas às manifestações, mas opinou que deputados e senadores precisam modificar a atuação do Parlamento nas "questões de fundo" para ganhar aprovação do povo.
Nesse sentido, Suplicy pediu apoio a suas propostas de reforma política, que incluem eleições diretas para suplente de senador, instituição do referendo revocatório (recall) e eleições primárias dentro dos partidos. O parlamentar ainda cobrou aumento da transparência nas emendas parlamentares ao Orçamento, salientando que sempre votou independentemente de liberação de emendas.
TV Senado
Eduardo Suplicy, na abertura de seu pronunciamento, apoiou o senador Roberto Requião (PMDB-PR) no apelo à TV Senado para que volte a retransmitir a sessão plenária a partir das 20h30min. Ele considera que nada é mais importante na TV Senado que a transmissão dos debates entre os parlamentares, e nem todos os telespectadores têm oportunidade de acompanhar as sessões ao vivo.
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em aparte, apoiou as palavras de Suplicy, salientando o papel das TVs legislativas de permitir à população acompanhar os trabalhos "com toda a profundidade".
12/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Humberto Costa registra recuperação de popularidade do governo Dilma
Pimentel relaciona popularidade de Dilma a bom momento brasileiro
Suplicy comemora eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República
Ideli comemora números relativos a emprego e popularidade de Lula
Popularidade da presidente Dilma reflete bom desempenho do governo federal, avalia Wellington Dias
Dilma diz que torce por recuperação de Hugo Chávez