Humberto Costa relembra Revolução Pernambucana de 1817




O líder do PT e do bloco de apoio ao governo, senador Humberto Costa (PE), saudou os 194 anos da Revolução Pernambucana de 1817, comemorados no último dia 6 de março. De acordo com ele, trata-se de "uma das manifestações libertárias mais importantes do país", embora seja pouco conhecida pela população.

O senador lembrou o caráter igualitário da revolução, que aboliu os pronomes de tratamento destinados a membros da elite, e seu caráter libertário, tendo implantado a liberdade de culto e a liberdade de imprensa.

O senador citou grandes nomes da Revolução Pernambucana, como o padre Roma e o Capitão José de Barros Lima, o "Leão Coroado". Também destacou o papel no movimento da maçonaria e do Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, o Frei Caneca, que mais tarde teria papel preponderante em outro movimento pernambucano, a Confederação do Equador.

O senador lembrou que, em decorrência da revolução, Pernambuco perdeu grande parte de seu território, primeiro dando origem ao estado de Alagoas e, depois, passando grande parte da região do vale do Rio São Francisco para os estados da Bahia e de Minas Gerais.

No mesmo pronunciamento, ele apresentou um voto de pesar pela morte do ex-deputado Eduardo Valverde, presidente do PT em Rondônia. O deputado faleceu em acidente de automóvel na última sexta-feira (11).



14/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa: Bolsa Família promoveu uma revolução no país

Humberto Costa diz que Pacto pela Saúde é uma 'verdadeira revolução'

Anibal Diniz relembra revolução em que Brasil conquistou o Acre

Humberto Costa defende atribuições do CNJ

Humberto Costa defende revisão da Lei da Anistia

Humberto Costa inicia questionamentos a Demóstenes