Iara Wortmann palestra para grupo de Educação da Federasul



A deputada Iara Wortmann, palestrou hoje, 22/07, na Federasul (Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul) sobre a importância da educação e do desenvolvimento econômico do Estado com enfoque no ensino médio.

Entende a parlamentar que hoje não só o Rio Grande do Sul, mas o Brasil como um todo vive uma crise educacional, pela falta de sintonia da escola com o setor produtivo. Temos, educadores e sociedade um compromisso muito grande para com os jovens que devem ter a oportunidade de ser cidadãos produtivos num processo permanente de “aprender a aprender”.

A deputada Iara destacou o valor da educação para o desenvolvimento econômico. Citou a importância de projetos educacionais voltados às necessidades do mercado. “Não podemos pensar em educação num processo isolado mas dentro de um contexto das macro-políticas do desenvolvimento”, completou.Salientou que, dentro dos princípios da LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação é um direito de todos, um dever do Estado e da família.

Por isso, esta responsabilidade deve ser compartilhada entre governos e sociedade, buscando a inserção dos jovens nos diferentes espaços sociais e produtivos numa clara construção e exercício de cidadania.A formação da cidadania é também função da escola que, respeitando e honrando os princípios constitucionais que alicerçam a educação, deve garantir a pluralidade de idéias e de concepções pedagógicas dentro da perspectiva de que o aluno é sujeito de sua própria aprendizagem.

A educação profissional tem papel importante no desenvolvimento e precisa atender as demandas dos cidadãos, do mercado e da sociedade. Esse é um desafio que se impõe para os governos e para a sociedade.

07/22/2002


Artigos Relacionados


Iara Wortmann recebe prêmio Evidência

Iara Wortmann coordenou a 4ª edição do Deputado por um Dia

Iara Wortmann assume como deputada do PMDB

Iara Wortmann defende unificação do calendário escolar

Iara Wortmann diz que combate às drogas mobiliza gaúchos

Iara Wortmann condena a interrupção do atendimento ao deficiente