Ibama autoriza perfuração na Bacia de Campos



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expediu, nesta sexta-feira (8), licença para a Repsol Sinopec Brasil S.A operar perfuração marítima no Bloco BM-C- 33, do campo do pré-sal, situado na Bacia de Campos. A autorização é válida até 30 de novembro de 2017.

A manutenção da Licença de Operação está associada ao cumprimento das condicionantes estabelecidas no processo, e da obrigatoriedade da apresentação do Relatório Ambiental Consolidado até 60 dias, após a conclusão das atividades de perfuração.

Ao receber a licença de operação a empresa está ciente que é proibido realizar a queima dos resíduos gerados no decorrer das atividades, a céu aberto, como também perfuração de bancos de corais e/ou algas.

Exploração do Pré-sal

A província do pré-sal como um todo, incluindo Bacia de Santos e Bacia de Campos, tem 149 mil quilômetros quadrados e equivale a três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro. Já a área do pré-sal sob contrato da Bacia de Santos, de cerca de 15 mil quilômetros quadrados, equivale a 650 blocos de exploração e produção da porção norte-americana do Golfo do México.

A produção acumulada no pré-sal já alcançou 250 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás) desde que foi iniciada a produção da camada pré-sal, na Bacia de Campos, em 2008. A produção atual, de 329 mil barris dor dia (bpd), alcançada em setembro de 2013, já é oito vezes maior do que a produção média do pré-sal no ano de 2010, quando foram produzidos 42 mil bpd.

Repsol Sinopec Brasil

A companhia é uma das maiores do setor energético da América Latina e está presente no País há mais de 14 anos. A empresa realiza a exploração em algumas das áreas de maior potencial do pré-sal brasileiro e lidera, junto com Petrobrás e BG, a atividade exploratória na prolífica Bacia de Santos.

Fontes:
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis 
Petrobras



08/11/2013 19:06


Artigos Relacionados


Ibama autoriza perfuração na Bacia de Campos

Ibama autoriza aumento de produção na Bacia de Campos

Ibama autoriza Petrobras a ampliar exploração na Bacia de Campos

Ibama autoriza pesquisa sísmica na Bacia de Sergipe

Ibama autoriza teste de longa duração no Campo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos

Ibama multa Chevron em R$ 50 milhões por vazamento de óleo na Bacia de Campos