Ibama autoriza teste de longa duração no Campo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a Petrobras a iniciar o teste de longa duração (TLD) na área de Tupi, no Campo de Lula, no pré-sal dos blocos da Bacia de Santos.

O campo vinha produzindo por meio do projeto piloto e, com a autorização do Ibama, a Petrobras poderá iniciar a produção a partir do TLD a ser feito pela plataforma Fpso Cidade de São Vicente, navio-plataforma que produz, estoca e escoa petróleo e gás. A produção servirá para a continuidade da avaliação dos reservatórios do pré-sal.

O Campo de Lula foi descoberto em 2006, e ficou em fase de teste até o fim do ano passado. O TLD está previsto para o próximo mês e deverá chegar ao final do ano produzindo cerca de 100 mil barris por dia de petróleo leve (óleo de boa qualidade e bom valor comercial).

Esse volume equivale a 5% de toda a produção atual da Petrobras, hoje da ordem de 2 milhões de barris por dia. O Campo de Lula é o maior já descoberto no País e tem reservas estimadas de cerca de 6,5 bilhões de barris de petróleo.


Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 10:42


Artigos Relacionados


Petrobras inicia teste de longa duração em nova área da Bacia de Campos

Petrobras inicia teste de longa duração no reservatório de Brava (RJ)

Petrobras paralisa produção de Teste de Longa Duração em Guará

Ibama autoriza perfuração na Bacia de Campos

Ibama autoriza perfuração na Bacia de Campos

Ibama autoriza aumento de produção na Bacia de Campos